sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Professores em luta pela regulamentação da jornada 

                                                              (foto de arquivo internet)
Nesta quarta-feira (26), foi mais um dia de luta. Os professores da rede municipal de ensino estiveram na Prefeitura de Caxias, na tentativa de agendar uma conversa com o prefeito Fábio Gentil para discutir os argumentos utilizados por sua acessória para negar o reconhecimento e o direito de regulamentar a ampliação da jornada dos professores que há anos são efetivos no quadro do magistério do município com jornada de 20h e 25h, mas  exercem função de professor com 40h ou mais horas.

No parecer encaminhado pela Secretaria de Educação  ao Sindicato em que nega a reivindicação dos professores em luta, o governo usa como desculpas a efetivação dos novos concursados e a ilegalidade de efetivar  a segunda jornada.

O Sindicato combate estes falsos argumentos ao verificar que o número de aprovados no concurso, que não atende a necessidade do município e que a luta dos professores não se trata de efetivação e sim de regularizar uma situação que já existe no município há anos. Para isso apresenta exemplo desta conquista na rede estadual do Maranhão e alguns municípios.

Os professores estiveram na sede da Prefeitura até às 11h e não foram recebidos mais uma vez.  A secretaria de gabinete mandou um recado pela atendente que conversaria com o prefeito e depois do dia 02/01/19 marcaria uma reunião com os professores e o prefeito.

Os professores em luta pela regulamentação da segunda jornada decidiram então voltarem à Prefeitura dia 03/01/2019, às 9h00, para pressionar acontecer uma conversa com o prefeito.

Caxias, 27/12/2018