terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Desarmando o circo...


Arvore de Natal armada na rotatória da Avenida Senador Alexandre Costa 
* Por: Arnaldo Rodrigues

A doce ilusão. Tudo parecia lindo, maravilhoso e sem defeitos, eclético, tanto para os católicos quanto aos evangélicos, que foram agraciados com show de cantores . Foi assim que tudo aconteceu no 2ª Natal Iluminado promovido pela Prefeitura de Caxias. 

Agora os problemas existentes que ficaram ofuscados com tanta luz natalina estão evidentes por toda cidade. Nossa cidade está cheia de lixo, com ruas esburacadas e mal-iluminada, saúde precária, falta o básico nos postos de saúde. Na UPA, uma verdadeira calamidade. A coisa  tá séria 

Durante todo o período natalino a mídia palaciana alardeou nos 4 cantos da cidade dizendo: "Caxias, a Gramado  do Nordeste". Não dá  nem para comparar. Basta sondar o IDH, dos dois municípios para se perceber o verdadeiro abismo existente entre as duas cidades. 

Ainda segundo a mídia palaciana, Caxias recebeu um grande número de turistas de todo o país só para prestigiar o famigerado Natal Iluminado do Cabeludo. Os hotéis estavam com sua capacidade esgotada. Não havia sequer uma vaga. Disseram que os proprietários de hotéis e pousadas de Caxias encheram os bolsos de dinheiro, que o grande evento gerou  renda e emprego para os caxiense, mas pura ilusão. A realidade é completamente diferente do que foi dito pelos interlocutores do prefeito Cabeludo. 

Caxias, não pode se resumir simplesmente a reforma da praça da Chapada e a construção do Mirante da Balaida. Há problemas crônicos a serem resolvidos.

Mas não fique triste não, no final do ano de 2019, teremos a 3ª edição do Natal Iluminado. Talvez  neste o Cabeludo consiga fazer nevar em Caxias. E aí  sim teremos o Natal dos sonhos, pois o atual gestor gosta mesmo de iludir o povo, com seus  mirabolantes espetáculos.

* Arnaldo Rodrigues é professor de Geografia formado pela Universidade Estadual do Maranhão (Cesc-Uema).