terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Vereadora Aureamélia a um passo de virar secretaria do governo Gentil 

Do blog do Ricardo Marques 


Falta pouco para a vereadora Aureamelia Soares (PCdoB) deixar o bloco oposicionista na Câmara Municipal de Caxias para virar secretária do governo Fábio Gentil. De acordo com o que foi informado pelo jornalista Ludwig em seu blog, a comunista deverá ocupar a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, hoje ocupada pela ex-vereadora Taniery Cantalice (veja aqui).
Em resposta a questionamentos feitos por este redator acerca deste assunto, pelo WhatsApp, o deputado estadual eleito Adelmo Soares (PCdoB) – que é marido de Aureamelia – confirmou que “houve, sim, uma conversa com o prefeito Fábio Gentil e que as possibilidades [da vereadora virar secretária] são enormes”.
Ainda de acordo com Adelmo Soares, até a próxima sexta-feira (25) tudo estará devidamente sacramentado, quando, então, ele, juntamente com a vereadora e o mandatário municipal caxiense, darão mais detalhes.
A fala de AS sinaliza que a ida de Aureamelia para o governo gentiliano são favas contadas. Um anúncio oficial somente não teria sido expedido, ainda, porque, muito provavelmente, alguns pormenores podem não estar devidamente alinhavados.
A própria realocação da atual secretária Taniery Cantalice é uma questão que não pode ser desconsiderada. A ex-vereadora foi aliada de primeira hora do então candidato a prefeito Fábio Gentil, e quebrou lanças para ajudá-lo a chegar aonde chegou. Não é segredo que a mãe de Taniery, e também ex-vereadora de Caxias, Tânia Cantalice, tem sido uma crítica contundente do governo Gentil, sobretudo nas redes sociais onde tem descido o sarrafo no lombo do prefeito.
TABULEIRO
O fato é que, caso concretizada, a ascensão de Aureamelia ao governo gentiliano muda radicalmente a configuração no tabuleiro pré-eleitoral da Princesa do Sertão com vistas às eleições municipais do próximo ano. E abre vaga na Câmara de Vereadores para o suplente Genilval Motopeças (PSB).
EXPERIÊNCIA
A favor de Aureamelia pesa ainda o fato de a parlamentar ter experiência em cargo de gestão pública municipal – ela foi uma bem-avaliada secretária municipal de Esportes no governo do ex-prefeito Leo Coutinho (PSB). 
OUTRO NOME
Entretanto, não se deve descartar a possibilidade de Adelmo Soares indicar outro nome, em vez de Aureamelia Soares, para compor a municipalidade.  Vale aguardar.