quarta-feira, 10 de julho de 2019

Deputado Adelmo Soares dialoga com representantes de empresas ligadas ligadas à preservação do meio-ambiente e reciclagem de resíduos poluentes


O deputado Adelmo Soares (PCdoB) teve sua manhã de quinta-feira (10) marcada pela visita de representantes das empresas AP Marine e Nutriterge ao seu gabinete. O parlamentar, além de lutar em nome da agricultura familiar, tem se dedicado também ao combate à poluição do meio ambiente, estabelecendo pautas de diálogo em prol do tema no Maranhão.

Nesta manhã, a pauta foi a poluição causada pelos navios que transitam na orla marítima da cidade de São Luís. O lastro das embarcações possui diversos componentes químicos como combustíveis e óleos que, se descartados de forma indevida nos mares, acabam por causar danos às espécies aquáticas e, por consequência, alimentam um desequilíbrio ambiental na região afetada. É com base nestes fatos que as empresas procuram apoio na Assembleia Legislativa, com fim de criar uma nova legislação que torne obrigatório o descarte dos resíduos poluentes, evitando que situações como essa sejam proibidas no Maranhão.

A empresa “AP Marine”, atuante em diversos pontos estratégicos do Brasil, é uma expoente no cenário brasileiro no que se refere à questão do transporte e reciclagem de óleo combustível usado oriundo de navios. “Realizamos coletas em navios atracados nos portos estratégicos do país, com utilização de caminhões, mangueiras e conjunto moto-bomba, além de coletas offshore em navios ancorados (fundeados) utilizando ferry-boats próprios e balsas petroleiras. Possuímos equipes devidamente treinadas e equipadas, além de utilizarmos equipamentos de absorção e barreiras de contenção, de forma a evitar qualquer tipo de poluição ambiental em nossas operações. Temos como meta realizar operações dentro das normas estabelecidas pelos órgãos e agências municipais, estaduais e federais, visando a qualidade já reconhecida dos serviços prestados e a preservação do meio ambiente”, alegou Stênio Costa, representante da AP Marine.

Durante o encontro, o deputado Adelmo Soares propôs a criação de uma lei que tornasse obrigatório o descarte dos resíduos em questão no próprio Porto do Itaqui através dos serviços da AP Marine, que fornece toda a infraestrutura para que o processo de coleta e descarte dos materiais poluentes seja feito corretamente. “É uma importante parceria que pode vir a colher muitos frutos daqui em diante. É de extrema importância que não só eu abrace essa causa, mas sim todos os deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão para que os nossos meios marítimos, praias, mares, peixes e todos os componentes dos ecossistemas aquáticos do litoral maranhense permaneçam preservados. É com prazer que cedo todo o meu apoio e dou a certeza de que trabalharemos juntos por uma Maranhão e um meio ambiente cada vez melhores”, afirmou o parlamentar.