quarta-feira, 14 de abril de 2021

Maranhão apresenta aumento nas estimativas de produção 

Maranhão apresenta aumento nas estimativas de produção

De acordo com dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão está entre os estados que apresentou aumento nas estimativas de produção da primeira safra de feijão (que responde por 41,4% da produção) e do sorgo em grão.

Segundo o IBGE, em março de 2021, a terceira estimativa da produção total nacional de feijão foi de 3,0 milhões de toneladas – 2,6% maior que a de fevereiro. Na 1ª safra de feijão (41,4% da produção) em março, foi estimada em 1,3 milhão de toneladas, alta de 0,8% frente à estimativa do mês anterior.

O Maranhão está entre os Estados com aumento nas estimativas, com 1,4%. Também se destacaram o Ceará (23,7%), Mato Grosso (12,3%), Distrito Federal (25,0%) e Pernambuco (33,8%).

Já a estimativa da produção de sorgo em grão no Brasil, prevista para o mês de março, foi um aumento de 2,4% em relação a fevereiro e de 3,1% frente a 2020. O Maranhão esteve entre as unidades da federação que aumentaram as estimativas de produção em relação a 2020, com 12,1%.

Outro destaque para o Maranhão foi entre as variações positivas nas estimativas da produção, em relação ao mês de fevereiro. No total, a variação foi de 33,8 mil toneladas no estado.

“Estes dados positivos sobre a produção fortalecem o bom trabalho executado pelo Governo do Maranhão que atua, diariamente, na garantia de direitos, de investimentos e de desenvolvimento ao Estado”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo.