quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Após romper com Flávio Dino, Josimar do Maranhãozinho e aliados são alvos de operação 

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho virou mira de operação do Ministério Público do Maranhão. Batizada de “Maranhão Nostrum”, a ação investiga empresas do parlamentar e supostas fraudes em processos licitatórios, entre 2014 a 2018, que teriam movimentação de mais de R$ 159 milhões. O trabalho é coordenado pelo Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco-MPMA).

Entre as empresas investigadas estão a Águia Farma Distribuidora de Medicamentos Ltda, da qual Maranhãozinho é sócio; e a Construtora Madry, que teria, supostamente, recebido valores de empresas vencedoras de licitações.

A operação expediu mais de 60 mandados de busca e apreensão, sendo 13 cumpridos nas cidades de São Luís, Maranhãozinho, Zé Doca, Araguanã, Carutapera, Centro do Guilherme, Pedro do Rosário, Pinheiro, Santa Inês, Miranda do Norte, Presidente Médici, São José de Ribamar, Parnarama; e também, em Várzea Alegre, no Ceará.

O nome da operação se refere ao termo latino ‘Mare Nostrum’, que significa ‘O Nosso Mar’, dado ao Mar Mediterrâneo pelos romanos, após a conquista de extensões territoriais que os tornavam dominadores da província romana da Hispânia até a do Egito.