quarta-feira, 6 de outubro de 2021

TENDÊNCIA POLITICO-IDEOLÓGICA DO PSOL NO CENÁRIO PARTIDÁRIO DO BRASIL. 

* POR: JOAQUIM VIANA 

A polarização política é velha conhecida na história da humanidade, e o Brasil encontra-se inserido nesse contexto. Sempre que testemunhamos fatos atípicos no mundo, como guerras, epidemias generalizadas e desgovernos em estados pontuais – que é o caso do Brasil – surge uma necessidade de ajustes nos modelos de fazer política partidária, visando projetar seus membros para a futura esfera de comando e controle social. 

Os modelos de partidos políticos de esquerda no Brasil apresentam uma fadiga ideológica, em decorrência da falta de modernização das teorias marxistas, as quais norteiam por muito tempo o socialismo. Todavia, um novo fenômeno surge no mundo, resultado de uma simbiose ideológica, que precisa ser analisada e adotada, pois representa a modernização social. 

É dentro desse contexto que, na minha opinião, o PSOL está se posicionando. Dessa forma, em definição aos senhores, faço minhas as palavras do historiador doutor em Ciências Políticas e presidente nacional do partido, Juliano Medeiros – “ a identidade do PSOL está bastante definida: ele é um partido socialista, libertário, anticapitalista, o qual se vê como parte de um fenômeno mundial, em que surgem novos projetos de esquerda radical, de modo a apontar os limites da democracia liberal, da globalização neoliberal e das saídas apresentadas pela centro-esquerda”. Nesse sentido, aos que buscam uma saída, e que estão entediados com o partidarismo arcaico, esta será uma terceira via a ser vista, portanto junte-se a nós. 

Pense nisso!

*Joaquim Viana é Bacharel em Direito e membro do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)