quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Corregedor deve ser eleito hoje.

Vereadores da Câmara Municipal de Caxias devem eleger na sessão plenária desta quarta-feira o Corregedor do Conselho de Ética do Parlamento municipal. De acordo, com a presidente da Casa, Ana Lucia, que na segunda-feira (23) acatou o pedido de adiamento por parte dos vereadores da situação, o nome do Corregedor sai logo mais, com uma ressalva, se houver quorum. 

A principal missão do Corregedor eleito, ao quê tudo indica será um vereador da situação, é de calar a voz dos vereadores oposicionistas através da reformulação pela qual está passando o defasado Código de Ética de 1º de abril de 2004.

Alguns pontos do Código de Ética criado em 2004 deverão serem aproveitados. O que o Corregedor eleito deve apresentar é um substitutivo em alguns itens ao que já existe na Câmara Municipal. A mudança principal deverá acontecer no tópico que fala sobre os processos disciplinares que vai tratar especificamente de como tramita uma denuncia contra um vereador  pela quebra de decoro.

Então a Comissão ou Conselho de Ética será o colegiado responsável por investigar e punir os parlamentares em casos de quebra de decoro. A ideia de reestruturação do Código ressurgiu em agosto, após a vereadora Taniery Cantalice denunciar na tribuna que o esposo da vereadora, irmã Nelzir, é proprietário de um carro compactador de lixo alugado para a Prefeitura pelo altíssimo valor de R$ 18 mil reais mensais. 

Imaginamos a bancada oposicionista denunciando vereadores situacionistas que mantém  - negociatas - com o Poder publico municipal através dos - laranjas. - Com a reestruturação do Código de Ética, todos seriam punidos com a perda do mandato de vereador.