quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Quem é o pai da criança?


Quem é de fato o pai ou padrinho politico, seja lá o que for do ex-juiz federal Flavio Dino? Alguns afirmam que é Humberto Coutinho outros dizem ser o ex-governador José Reinaldo Tavares. Em comum, de Zé Reinaldo ele assemelha pouca coisa ou quase nada, principalmente a humildade, essa identificação com esse rotulo está distante do pretenso candidato a governador. Já do ex-prefeito de Caxias, o comunista herdou praticamente tudo. O elitismo, diga-se de passagem está em 1º lugar, trair, se afastar de  amigos e aliados, deve ter aprendido na escola de Coutinho.

Quando resolveu ingressar na carreira politica, largou a magistratura, pois sonhava ser deputado Federal. Procurou e então o ex-governador, Zé Reinaldo, e o comunicou sobre a pretensão de sair candidato à Câmara Federal em 2006. Porém havia um empecilho pelo caminho: faltava-lhe densidade eleitoral.

Surgi então a figura de Humberto Coutinho, com pouco tempo a frente do comando da prefeitura municipal, Zé Reinaldo pede ao então prefeito que apoie Flavio Dino para deputado federal  e o apresente nas suas principais bases eleitorais como candidato. Além de Caxias, existe outros redutos dos Coutinho: Parnarama, São Domingos, Tuntum, Matões e Paraibano.

Humberto Coutinho aceitou o pedido do governador, Zé Reinaldo, e esperto como é, Coutinho, impôs ao ex-mandatário estadual: recursos a todos os municípios onde sempre fez politica. Tavares não refugou o pedido e o derrame de dinheiro foi volumoso, sempre mantendo parcerias entre Estado e Município. O resultado não poderia ter sido diferente, em todos os redutos eleitorais dos Coutinho; o comunista foi o mais votado.

Chegamos a conclusão de quê: se não fosse a participação ativa do  ex-governador, Zé Reinaldo,  no processo que projetou o comunista no cenário politico maranhense, Flavio Dino era hoje um - Zé ninguém - na politica. Então o ex-juiz é uma criatura de Reinaldo e não de Humberto Coutinho como apregoamos varias vezes aqui.

No inicio citei que o comunista aprendeu a trair na escola de Humberto Coutinho. O principal motivo é que hoje  praticamente o ex-governador está excluído da linha de frente da - tropa - do comunista que almeja chegar ao Palácio dos Leões. Estão deixando de fora um dos principais nomes da oposição no Estado, e se o Maranhão tem hoje uma oposição forte, todo mérito e reconhecimento deveria pertencer ao ex-chefe do executivo estadual.  No - Diálogos pelo Maranhão - José Reinaldo sequer é convidado a participar deste tipo de itinerância da turma que vive pregando a - mudança - para o Maranhão.  

Fica o Raio X da questão. Quem é o pai da criança. Humberto Coutinho X José Reinaldo?