sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bancários decidem, nesta sexta, se aceitam reajuste de 8,5%

Na quinta-feira (10) houve uma rodada de negociação em São Paulo, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta de reajuste de 8% sobre as verbas salariais e de 8,5% sobre o piso dos bancários da rede privada. Pela proposta, o salário inicial passará de R$1.519 para R$1.648,12.

Em relação à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a Fenaban manteve a mesma regra do ano passado. Segundo os banqueiros, o pagamento da primeira parcela da PLR será efetuado dez dias após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A segunda será paga até o dia 3 de março de 2014.

Nas cláusulas sociais, os patrões não apresentam avanços e oferecem apenas o Vale Cultura, um dia de abono por ano aos trabalhadores, além de maior agilidade nas respostas sobre conflitos de trabalho e a proibição do envio de mensagens de texto (SMS) para o celular do bancário cobrando o cumprimento de metas.

A Fenaban informou, ainda, que os ajustes dos salários deverão ocorrer até a folha de novembro, caso a proposta seja aceita pelos bancários.

Greve continua
A categoria ressalta que a greve continua, uma vez que a proposta ainda será avaliada em assembleias por todo o país. "No Maranhão, os bancários continuam mobilizados e só retornam ao trabalho quando houver avanços significativos" - ressaltou José Maria.

Assembleia

Diante do impasse nas negociações desta quinta-feira, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) convocou a categoria para assembleia geral que ocorrerá nesta sexta-feira (11), às 17h, na sede do Sindicato, no Centro de São Luís, para avaliação das propostas da classe patronal.