sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A ultima pá de cal.

Hoje a tarde no Terminal Rodoviário " Nachor Carvalho " enquanto aguardava um ônibus para me deslocar até a cidade de Coelho Neto, fui abordado por um funcionário da prefeitura de Caxias que me perguntou se o prefeito Léo Coutinho iria terceirizar os serviços de vigilantes e auxiliares de serviços gerais no município. Respondi que não estava sabendo dessa novidade, mas, poderia ser verdade o surgimento desse boato. É aquele conhecido ditado popular que diz: o povo aumenta, mas não inventa. 


Até argumentei com o apreensivo funcionário, receoso de ficar desempregado, seria ótimo, caso seja verdade essa estoria de terceirização, pois os funcionários iriam poder desfrutar das leis trabalhistas a que tem direito todo o trabalhador brasileiro. Existe vários exemplos: carteira assinada, FGTS, Seguro Desemprego e outras vantagens.


Por mais vantajoso que seja, trabalhar legalizado com todos os direitos, para os funcionários que atualmente ocupam os cargos de zeladores, vigilantes, maqueiros e garis, contratados pela prefeitura de Caxias, eles temem pelo pior: ficarem desempregados. Exceto, se for verdade, o município entrar em acordo com a empresa terceirizada vencedora da concorrência para colocar em seus quadros, os atuais ocupantes dos cargos, lotados em escolas, hospitais e nas dependências de varias  Secretarias municipais.

Senão aproveitar as pessoas contratadas que hoje exercem as funções acima citadas, o prefeito Léo Coutinho estará jogando a ultima pá de cal no túmulo da sua finada administração a frente da prefeitura municipal de Caxias. 

Volto a dizer: não sei se é verdade o que o temeroso funcionário contratado do município me relatou. Se for realidade e for feito de forma arbitraria: milhares de funcionários contratados da prefeitura serão demitidos. O que aumentará ainda mais a impopularidade do prefeito Leonardo Barroso Coutinho.