segunda-feira, 14 de outubro de 2013

População reclama da alta temperatura nos ultimos dias em Caxias.

Janelas das residências bem abertas, ar condicionados, ventiladores e circuladores de ar funcionando ininterruptamente e, mesmo assim, o calor é forte. Nos últimos dias, o caxiense tem se queixado com veemência da alta temperatura diária que tem atingido a marca dos 40ºC. 

Até que na semana passada caiu uma chuvinha, e nada da temperatura ficar um pouco amena. O caxiense está enfrentando as consequências do aquecimento global. As temperaturas atuais já foram observadas em anos anteriores, mas a redução da velocidade dos ventos, favorece o aumento da sensação de calor. 

Enfrentar o calor de Caxias não está sendo fácil. A população utiliza vários recursos para amenizar os efeitos das altas temperaturas, mas mesmo assim as reclamações são constantes.

Para escapar do mormaço vale tudo: um refrescante banho nos balneários da cidade, uma caminhada no fim do dia ou o irresistível sorvete. Ficar dentro de casa em dias quentes também é um sufoco. Até pra isso tem que ter alguma alternativa. Se o caxiense reclama, imagine o turista que visita a cidade. Mesmo quem é de fora e já mora aqui há algum tempo sente a diferença. As crianças e os idosos são os que mais sofrem com as altas temperaturas.

Os modernos telefones celulares, registram as temperaturas máximas diárias registradas em Caxias têm ultrapassado os 35ºC. É o resultado do aquecimento global que vem se acentuando nos últimos 30 anos. 1998, 2002, 2003 e 2004 foram os anos mais quentes no mundo inteiro desde 1890.

Outros fatores, como redução da velocidade dos ventos e elevada umidade relativa do ar, também são responsáveis pela sensação térmica elevada. Se as chuvas aparecessem com mais frequência, as temperaturas no período noturno, por exemplo, poderiam alcançar cerca de vinte e dois graus abaixo do que se verifica atualmente. Enquanto isso não acontece, só resta à população ir escapando do calor do jeito que der.