sábado, 2 de novembro de 2013

Caxias continua com falta de sinalização.

Três Corações um dos piores locais para transitar a pés em Caxias.
As faixas de pedestres continuam apagadas e defeitos nos semáforos. Estes são apenas alguns problemas de quem precisa driblar os riscos de acidentes ao circular pelo centro da cidade. E essa falta de comprometimento dos responsáveis pela Secretaria de Transito e Transportes, fica colocando em risco a vida e segurança de quem trafega em veículos ou a pé pelas ruas do centro de Caxias.
A professora Raimunda Marques diz que, quando é obrigada a andar no centro da cidade, redobra a atenção, porque os motoristas, além de não respeitarem as faixas quase apagadas, tem dias que os semáforos não funcionam, confundindo pedestres e motoristas.
“Eu acho uma falta de respeito com a gente que precisa atravessar as ruas. Eles dizem que é necessário respeitar as leis de trânsito, mas como é que se pode fazer isso se a cidade não tem uma sinalização adequada? Em todo o Centro, as faixas deixaram de existir, tem só uma sombra. Não é todo motorista que quer respeitar a gente”, disse a educadora.
O mototaxista  Franciano Pereira  concorda com a professora. Ele reclama que principalmente no período chuvoso que esta se aproximando, os sinais de trânsito simplesmente param de funcionar, o que confunde o condutor.
“Quando eu estou pilotando tento ficar atento, mas é ruim demais porque tem trecho que é um cruzamento tão confuso que se o sinal não estiver funcionando direito é capaz de ter um acidente”, revelou o mototaxista.
Os sinais de trânsito que mais tiram a paciência dos motorista e motociclista caxiense são justamente os que ficam próximo à Prefeitura e no cruzamento da Avenida Nereu Bittencourt. Alguns não passam por manutenção há tanto tempo que estão ameaçados até de desabarem. Outros semáforos que apresentam problemas constantemente são os localizados nas proximidades da Praça da Chapada.  
O chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Moises Holanda, sempre aparece na televisão da família do prefeito, explicando sobre as medidas a serem tomadas  para que todos os problemas no trânsito caxiense sejam resolvidos, mas, até o momento nada foi feito. Para comprovar a veracidade da noticia, basta transitar a pés pelas ruas centrais de Caxias, principalmente em frente as escolas. 
O problema não é apenas quem circula pelo Centro da cidade que sofre com a péssima sinalização no trânsito. Quem reside nos bairros também reclama. Na frente de muitas escolas, a sinalização não existe. Não há sequer uma placa informando a quem circula de carro ou motocicleta que é necessário reduzir a velocidade do veículo ao passar no perímetro de um colégio.
No cruzamento da Rua Professora Ana Corrêa com a Rua Benedito Leite e a Rua Santa Maria estão localizadas três escolas. Uma pública e duas particulares, mas não há qualquer sinalização indicando que os motoristas precisam redobrar os cuidados ao passar por esses trajetos. Mãe de aluno de uma dessas escolas, Ivana de Jesus garante que deixar o filho na unidade requer uma atenção maior, pois é hábito dos motoristas e motociclistas que circulam por esse trecho é passar em alta velocidade.
“Os meus filhos já estão aqui nessa escola há dois anos, mas a situação é ruim demais de manhã cedo, porque até a faixa que tinha aqui não existe mais. E aí para passar com as crianças ou a gente espera esse desespero todo acalmar ou então conta com a boa vontade de um motorista ou mototaxista educado parar para a gente atravessar, o que é uma coisa rara de acontecer aqui. Parece que todo mundo está sempre com pressa”, alegou a mãe de aluno.
As diretoras das três unidades de ensino explicaram que vários requerimentos já foram enviados ao Departamento Municipal de Trânsito solicitando pelo menos a pintura de uma faixa de pedestre, mas, a solicitação nunca foi atendida.