quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Itinerância leva ações a Água Doce e Tutóia nesta quarta (13) e quinta (14)


O Governo Itinerante terá sua 17ª edição nesta quarta (13) e quinta-feira (14), nos municípios de Água Doce do Maranhão e Tutóia, no Leste Maranhense, com ações nas áreas de saúde, cidadania, infraestrutura, educação, cultura, turismo, agricultura, pesca e piscicultura, entre outras.
A governadora Roseana Sarney, acompanhada de comitiva de secretários de Estado, deputados e prefeitos, viajará aos municípios nesta quinta-feira (14), quando entrega obras e confere os serviços oferecidos à população.
No município de Água Doce do Maranhão, a governadora Roseana vai inaugurar um hospital de 20 leitos e um centro de ensino, com entrega de laboratório de informática. Em Tutóia, ela também fará a entrega de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e conversará com lideranças locais.
Nos dois dias, os moradores das duas cidades receberão atendimentos diversos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualização do calendário vacinal, consultas em pediatria e para triagem de catarata e diagnóstico e tratamento do glaucoma, além de preventivo do câncer ginecológico, com Colpocitologia Oncótica, e atendimento de Laboratório de análise clinica, incluindo glicemia, colesterol total e PSA.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) fará palestras sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sobre Nota Fiscal Avulsa para Agricultor Familiar (PNAE/PAA/PAA Leite). Também ofertará aos moradores orientação quanto à formalização de Micro Empreendedor Individual.
Já a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) levará os serviços do Viva Cidadão. Entre eles, a emissão de Carteira de Identidade, de CPF, além da efetuação do Cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) e diversos serviços de internet, como acessos a boletos e 2ª via de contas.
Na área do turismo, haverá sensibilização de prefeitos e interlocutores dos municípios que integram o Polo Delta das Américas. Também haverá encontro para se discutir a importância da participação dos gestores no Encontro Regional de Turismo, que acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês, em São Luís, e onde será apresentado o novo mapa de regionalização do Ministério do Turismo.
ASCOM