quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PT disse não a Flávio Dino… e no voto


O resultado do Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores (PED-PT) foi encarado por analistas políticos ouvidos pelo titular do blog como um sinal da militância petista de que o partido não deve mesmo dar apoio à tese de coligação os comunistas para sustentar a candidatura ao Governo do Estado do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).
Dois dados contribuem para a avaliação dos observadores: em primeiro lugar, o resultado da disputa estadual. A reeleição em 1º turno do atual presidente, Raimundo Monteiro – com as contestações que já são praxe numa sigla democrática como o PT –, mostra que, em todo o estado o sentimento dos petistas é de que vale mais, em 2014, reeditar a aliança vitoriosa de 2010 com o PMDB.
Em segundo, o resultado da eleição para o Diretório Municipal de São Luís. Disputarão o comanda na capital, em 2º turno, Fernando Magalhães, que obteve 510 votos, e Joab Jeremias, com 221. Juntos, eles contabilizaram 731 sufrágios e, apesar de militarem em campos diferentes internamente, para cenário estadual, ambos também apoiam a tese de aliança com o PMDB.
Ou seja: enquanto a turma de Dino insiste em “plantar” notinhas na mídia nacional dando conta de que o PT deve apoiar o candidato deles ao Governo no Maranhão, a militância petista já disse, no voto, que nem pensa nessa possibilidade.
Blog do Gilberto Leda