terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pagamento em dia da 2ª parcela do 13º salário.


Faltando pouco mais de 28 dias para o fim do ano, muitos prefeitos estão fazendo as contas e onde irão buscar dinheiro para pagar o 13º salário dos servidores públicos municipais. De cofres vazios, alguns falam em cortes de despesas e até paralisação de obras, outros esperam encontrar uma solução para honrar o compromisso, como o repasse adicional de 1% do Fundo de Participação do Município (FPM) feito pelo Governo Federal. 

O mês de dezembro é o de maior concentração no repasse do FPM, além da parcela normal, as prefeituras recebem o adicional de 1% referente a arrecadação do IPI (Imposto de Produto Industrializado) e IR (Imposto de Renda)

Apesar disso, alguns gestores temem fechar o ano no vermelho. É o caso de muitos prefeitos maranhenses, muitos dizem não saber onde buscar o dinheiro e nem ter de onde tirar os recursos para o pagamento do 13º salário do funcionalismo publico. 

Neste quesito o prefeito de Caxias, Léo Coutinho está tranquilo, os funcionários municipais comentam animados sobre o pagamento da 2ª parcela do 13º salário com data marcada para o dia 10. Apesar de receberem um dos piores proventos do Maranhão, os servidores comemoram, pois é uma oportunidade de fazer algo e a realização do pagamento em dia esta dentro do cronograma estabelecido para os gastos de final de ano. 

O pagamento em dia do funcionalismo publico municipal tem sido o maior - feito - da administração dos Coutinho a frente do Executivo caxiense, foi assim com o ex-prefeito e continua com o atual.

Apesar das inúmeras dificuldades pelas quais passam vários municípios maranhenses e brasileiros. A falta de dinheiro parece nunca ter sido  problema para o prefeito Léo Coutinho pagar  em dia os salários e o 13º dos servidores municipais.