terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Vereadores retornam do recesso.

                                         (foto de arquivo) 
Foi realizada na noite de segunda-feira (17) a 1ª sessão de 2014 da Câmara Municipal de Caxias. Os parlamentares retornaram do recesso e voltam atuar dando inicio ao ano legislativo.

A sessão deveria ser especial, solene, com a presença do prefeito Léo Coutinho, que mais uma vez se omitiu, não comparecendo para dar as boas vindas aos vereadores, em um parlamento onde o gestor conta com maioria absoluta. Com  a velha  desculpa, de que por motivo de força maior não pôde comparecer,enviou o ex-vereador e atual secretário municipal Ironaldo Alencar para representa-lo e levar a mensagem do Executivo para o legislativo.

Durante sua fala, Ironaldo falou da satisfação de poder voltar a Câmara, rever antigos companheiros de parlamento, e da tribuna falou do que o prefeito realizou no ano passado e o pretende vai realizar em 2014. Afirmou ainda que o gestor tem encontrados dificuldades e que não está sendo fácil administrar o município. 

Apesar dos discursos contundentes dos oposicionistas: Catulé; Benvinda e Fábio Gentil, até que o pontapé inicial das atividades dos vereadores foi marcada por gentilezas, clima de reencontro e confraternização.

Pelo lado da situação, na tentativa de defender o prefeito Léo Coutinho, os discursos mais coerentes foram dos vereadores: Mario Assunção e Ronaldo Chaves. O líder do governo só exagerou e até levou a platéia ao delírio quando disse que o serviço prestado na área da saúde pelo município é um dos melhores do Estado. Já o pronunciamento do vereador Durval Junior deixou a desejar, em alguns trechos de sua fala ficou nítida a intenção do governista em copiar o discurso do líder Assunção.

A presidente Ana Lucia iniciou a sessão conclamando  pela união de todos os edis em prol da comunidade caxiense, e afirmou que continuará agindo com lisura e igualdade dentre os colegas e competência no comando da Casa.

Vários vereadores subiram na tribuna e nos pronunciamentos, a expressão dos sentimentos que cada um estavam sentindo na volta ao Plenário após um longo recesso. O vereador Catulé, pelo lado da oposição bateu forte, chamou o  prefeito Léo Coutinho de covarde, pelo fato do gestor  não ter tido a coragem de encarar os parlamentares e a platéia que frequenta a galeria da Casa, e,  discordou do que falou o ex-vereador Ironaldo Alencar, em dizer que no município, a atual administração já fez e ainda vai fazer muito. Segundo o edil, nada foi feito em 1 ano e dois meses da atual administração. Citou como exemplo as creches que estão sendo construídas são obras remanescentes do governo do ex-prefeito Humberto Coutinho. 

Continuando o discurso e sem citar nomes, Catulé pediu aos pares que os problemas do Legislativo sejam resolvidos dentro da Casa, sem ser preciso levar para fora do parlamento, como fizeram quatro vereadores, indo até o prefeito Léo Coutinho, se queixar, sob alegação de quê não estavam sendo prestigiados da forma como deveriam ser pela presidente Ana Lucia. 

Ao findar a sessão, a presidente Ana Lucia convidou  todos à participarem de um coquetel. A próxima sessão acontece na quarta-feira (19), e no final do mês os vereadores terão nova pausa nas atividades para descansar ou brincar o carnaval.