segunda-feira, 24 de março de 2014

I Semana Municipal de Arte Sacra de Caxias 
Nave principal da Igreja Nossa Senhora de Nazaré no bairro Trizidela,
A Secretaria de Cultura, através do Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, realizará no período de 31 de março a 07 de abril a I Semana de Arte Sacra de Caxias. O evento será realizado no Salão Nobre dos Caxienses na área do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney. 

A realização, idealizada pelo secretário de Cultura, Léo Barata, visa preservar o acervo das igrejas seculares de Caxias, que é rico em peças barrocas provenientes das construções das mesmas há aproximadamente 180 anos. 

Um dos exemplos do valioso acervo são os oratórios das famílias tradicionais que pela sua grande importância e valia foram tombados pelo Estado no inicio da década de 1990. As peças existentes no acervo deverá encantar as pessoas pela historia e representatividade que as mesmas tem para o município. 

O fator importante para a realização da I Semana de Arte Sacra são as igrejas bicentenária de Caxias, ponto obrigatório para visitação e ao longo dos anos vem servindo de inspiração para fotógrafos e turistas, todas tombadas pelo Patrimônio Cultural do Estado. 

Confira a programação
- 31 de março - solenidade de aberturas a partir das 19:30min com a participação da Orquestra Sinfônica de Teresina no Salão Nobre dos Caxienses no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney.

Durante a Semana Municipal de Arte Sacra haverá: 
- Visita as exposições das 8h às 21h
- Documentário sobre Arte Sacra no Brasil: 10h, 15h e 18h30 no Salão das Bandeiras
- Palestra Caxias Barroca nos dias 1, 3 e 4 de abril as 9h  no Salão Nobre
- Visitas agendadas para grupos e instituições
- Concerto de musica sacra/clássica às 20h - Espaço Cultural Maestro Cicero Cavalcanti