quarta-feira, 23 de abril de 2014

Economia/Negócios
Cheques sem fundos aumentam em março, aponta indicador
Divulgação
O percentual de cheques sem fundos foi de 2,21% em todo o país: é o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos referente ao mês de março, quando foram devolvidos 1.401.869 cheques e compensados 63.390.631. Em fevereiro deste ano, houve 1,99% de devoluções.
No Maranhão, a devolução de cheques em março foi de 8,29% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 7,64% registrada em fevereiro.
Segundo os economistas da consultoria, "o aumento da inadimplência com cheques em março tem caráter sazonal e reflete as dificuldades financeiras do consumidor diante de um cenário de inflação em aceleração e do acúmulo de compromissos típicos do primeiro trimestre do ano: pagamento de impostos como IPVA e IPTU, despesas com material escolar, gastos das viagens de férias, restos a pagar das compras parceladas das festas de fim de ano".
Estados e regiões
Roraima lidera o ranking estadual dos cheques sem fundos no primeiro bimestre de 2014, com 12,33% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o Estado com o menor percentual (1,24%).
Entre as regiões, a Norte foi a que liderou a lista, com 4,3% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,64%).
Com informações da Serasa Experian.