quarta-feira, 28 de maio de 2014

Favoritismo de Flávio Dino movimenta Câmaras Municipais

O favoritismo de Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato ao governo do Maranhão, tem sido motivo de preocupação no interior do Estado e o principal argumento para a antecipação de eleições nas Câmaras Municipais.

A última pesquisa registrada apontou Flávio Dino com 56% das intenções de voto contra apenas 23% do seu principal opositor, Edinho Lobão. Depois da divulgação dos números e diante da movimentação da classe política, começou um movimento para a antecipação de eleições que normalmente só ocorreriam no final deste ano.

Muitos municípios são governados por prefeitos ligados ao grupo Sarney. Os prefeitos mantem um controle quase absoluto sobre os vereadores para garantirem a aprovação das matérias do Executivo. Com o panorama que se apresenta, confirmada a eleição de Flávio Dino, a mudança se refletirá na vida política dos municípios. Vereadores que hoje são leais a um grupo poderão mudar de ideia depois de outubro, mês das eleições.

É desse pensamento que muitos prefeitos partem para incentivar a antecipação das eleições nas Câmaras dos seus municípios. Entendem eles que, se realizada a eleição agora será mais fácil controlar os edis.

Um exemplo é Bacabal
Em Bacabal, uma das maiores cidades do Maranhão, é grande a movimentação para antecipação da eleição da Câmara. O prefeito da cidade é o pecuarista José Alberto Veloso (PMDB). Ele conta com o apoio da maioria dos vereadores mas teme que, caso se concretize a eleição de Flávio Dino, não tenha condições de eleger um aliado seu para presidir o Poder Legislativo na cidade.

Nesta quarta-feira, deve ser votado um projeto de Resolução para alterar o Regimento Interno da Câmara que disciplina a eleição. A presidente da Câmara, vereadora Regilda Santos (PSD) está desgastada com a denúncia de ter cometido irregularidades na assinatura de contratos. O processo está sendo conduzido pelo articulador político e guru do prefeito, o empresário Gilberto Lacerda.