quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cremação de mexicano obeso é dificultada pelo tamanho do seu corpo 
Uma funerária rejeitou o serviço, mas outra acabou cremando-o na terça [27] Manuel Uribe foi o mais obeso do mundo em 2007, segundo o Guinness

Manuel 'Meme' Uribe, em foto de junho de 2008 (Foto: AP)
Manuel Uribe foi considerado o mais obeso do mundo em 2007
O corpo do mexicano Manuel Uribe, considerado o homem mais obeso do mundo em 2007 pelo livro Guinness dos Recordes, com 597 kg, foi cremado terça-feira (27), após ser transportado num caminhão de reboque até um crematório que oferecia condições para realizar o serviço. Uma primeira funerária que faria o serviço acabou recusando-se por causa do grande porte do homem de 48 anos, que tinha conseguido emagrecer até os 394 kg, informa o site do diário 'Excelsior'.
O administrador da funerária que efetivamente cremou Uribe disse que a temperatura do forno teve de ser aumentada em 60% acima do normal por causa das dimensões do corpo. Depois da cremação, houve uma cerimônia religiosa com amigos, familiares e muitos representantes da imprensa.
Manuel morreu nesta segunda-feira (26). As causas preliminares da morte foram arritmia cardíaca e uma descompensação por perda de líquido nas pernas, disse à agência de notícias France Presse uma fonte do Hospital Universitário de Monterrey, cidade industrial do norte do México.
Uribe deu entrada em 2 de maio no centro médico, aonde chegou levado por um guindaste do Departamento de Defesa Civil, da cidade onde vivia em San Nicolás de los Garza, perto de Monterrey.
Depois de ganhar fama com o recorde no Guinness, o mexicano se submeteu a uma rigorosa dieta e chegou a perder mais de 230 quilos.
Em 2008, e após oito anos sem poder se movimentar, Uribe se casou no civil e chegou de guindaste à cerimônia, que teve os direitos de transmissão vendidos com exclusividade para uma emissora americana.
Naquele mesmo ano morreu José Luis Garza, um dos homens mais obesos do mundo, que na ocasião pesava 450 quilos. Garza morava no estado de Nuevo León, e tinha 47 anos.
A obesidade é um dos principais problemas de saúde no México. Segundo números oficiais, 70% dos adultos e 30% das crianças sofrem de sobrepeso ou obesidade, superando os índices dos Estados Unidos.
fonte: Globo.com