terça-feira, 20 de maio de 2014

Tópicos 

Moção de repúdio 
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Ana Lucia Ximenes, leu, no inicio dos trabalhos legislativos de segunda-feira [19], uma moção de repúdio assinada pelos 19 vereadores condenando o ato de violência que vitimou a escrivã da Policia Civil, Loane Maranhão. Após a leitura da nota, a chefe do Legislativo pediu um minuto de silêncio  à todos os que se encontravam no plenário e na galeria da Casa. 

Sem estrutura 
Ana Lucia condenou as precárias condições em que funciona a Delegacia da Mulher em Caxias, segundo a parlamentar, o local não oferece o minimo de segurança possível para os funcionários desempenharem suas funções normalmente. 

Gancho 
Após o pronunciamento da edil presidente, os demais vereadores pegaram o gancho do assunto sobre a violência contra a mulher e cada um dos edis falou no brutal assassinato que ceifou a vida de Loane Maranhão. O triste e lamentável episódio assolou não somente Caxias, mas sim todo o Estado que mais uma vez, foi manchete negativa nos principais órgãos da imprensa nacional.   

Iniciou  
A vereadora Thais Coutinho parabenizou a presidente Ana Lucia que iniciou o trabalho a frente da Secretaria da Mulher no município. A parlamentar ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela pasta, dá proteção e apoio as mulheres que sofrem discriminações e de atos de violência dos companheiros. 

Dois mototaxistas 
Poucos sabiam, mas na atual composição da Câmara Municipal tem dois vereadores que já ralaram sobre duas rodas para ganhar o pão de cada dia. Luis Lacerda e Genival Moto-Peças fizeram a revelação na sessão de ontem. Ambos são pela aprovação do Projeto de Lei do Executivo que disciplina e regulamenta o serviço da classe no município. 

Esforço de todos
De acordo com o secretário de Limpeza Publica, Edilson Martins, mutirões estão sendo realizados nos bairros para garantir a manutenção da cidade limpa. "Os mutirões tem o apoio da comunidade, o que tem promovido resultados positivos com relação à limpeza da cidade, o problema é que com as chuvas grande parte do serviço prestado era desfeito em pouco tempo, já que a água trazia mais terra e lixo para as vias publicas, além de quê algumas pessoas continuam insistindo em colocar o lixo no meio da rua.  ", enfatiza Martins. 

PEN 51
Durante o encontro regional do PEN realizado na Câmara Municipal no sábado [17], oportunidade em que houve o lançamento da pré-candidatura de Raimundo Pila para deputado federal, um fato desagradável chamou à atenção de todos no momento do discurso do presidente regional da sigla, deputado estadual Jota Pinto. Eis que surgiu um cidadão no meio da platéia e começou a falar impropérios direcionados as autoridades e convidados do Partido que ocupavam o plenário da Casa do Povo, e por muito pouco não teve um bafafá não fosse a rápida intervenção de Antonio Carlos, vice presidente do PEN caxiense.