sexta-feira, 13 de junho de 2014

Em 2010, convênios levaram prefeitos de oposição para o time da governadora Roseana Sarney 

CONVENIOS-430x295
Nas eleições de 2010, onde por uma diferença de menos de cinco mil votos Roseana Sarney venceu no primeiro turno, a debandada de prefeitos dos partidos de oposição para o time de Roseana teve como principal motivo convênios de caráter eleitoreiros. Esta é uma das constatações feitas pela Procuradoria Geral da República no parecer onde se manifesta favorável a cassação do mandato de Roseana Sarney por abuso de poder político e econômico.
Um dado que chamou atenção do então procurador da República, Roberto Gurgel foi a pressa com que eram realizados os convênios e o volume de repasses. Roberto Gurgel alertou ainda para outro indício do caráter eleitoreiro destes convênios, que em um prazo de 48 horas eram celebrados, publicados no diário oficial e o dinheiro sendo liberado na “boca do caixa”.
O parecer do procurador Geral da República afirma que por conta dos convênios muitos prefeitos de oposição deixaram de apoiar Flávio Dino e Jackson Lago e passaram a defender o apoio à candidatura de Roseana Sarney.
Roberto Gurgel, que deixou a Procuradoria Geral da República ano passado e redigiu o parecer favorável a cassação do mandato de Roseana Sarney, listou no documento 31 cidades administradas por prefeitos de partidos de oposição, beneficiadas com convênios eleitoreiros estimados em R$ 65 milhões, e nas quais a maioria do eleitorado votou em Roseana Sarney.