quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dia Nacional do Transito - Pedestre: o elemento mais frágil no transito

Pedestre é uma pessoa que se locomove a pé, ou que esteja andando a pés, inclusive os condutores ao abandonar os veículos. A condição de pedestre é a forma mais primitiva de deslocamento humano. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituído para disciplinar o uso das vias abertas à circulação, tem também como objetivo, a preservação da vida. Neste contexto, nós enquanto seres humanos, somos a parte mais frágil do processo, principalmente enquanto pedestres.

Sendo assim, as regras de circulação também se direcionam a dar prioridade e preferência ao pedestre, tanto que dispõe de vários artigos para tal, entre eles o artigo 29: em seu inciso XII, § 2º: "...em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade do pedestre."

 
Quando falamos de qualidade de vida no trânsito para o pedestre, nos “esbarramos” também nos quesitos mobilidade e acessibilidade urbana. O que isso significa?
Mobilidade urbana são as condições necessárias para o deslocamento das pessoas.
Acessibilidade são as possibilidades e condições para que se utilize com segurança e autonomia, as edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos.

Portanto, a ausência dessas condições desfavorecem o pedestre na utilização correta das calçadas, fazendo com que o mesmo seja “obrigado” a deixar de utilizar a mesma, por haver ali barreiras físicas (muretas, buracos, entulhos de construção e etc.) ou até mesmo a ausência desta, e em consequência o pedestre passa a dividir espaço com os veículos nas vias públicas colocando em risco sua segurança.

A imprudência de condutores e de pedestres é a principal causa de acidentes envolvendo os mesmos. Ao andar a pé, também devemos ser responsáveis e cuidadosos. Muitos ignoram as leis de segurança do trânsito.

É importante ressaltar que enquanto os condutores de veículos possuem acessórios e equipamentos que os protegem contra possíveis situações de risco, os pedestres não possuem nada que possa protegê-los em situações adversas.

Sendo assim, é vital que se siga rigorosamente as regras de trânsito para prevenir acidentes. Cada um fazendo a sua parte no trânsito. Condutores respeitando a travessia do pedestre e pedestres seguindo suas regras de circulação:

- Faça travessia sempre na faixa de segurança, e quando não existir atravesse a via sempre em linha reta, na menor distância possível;

- Caminhe sobre a calçada, se não houver, ande em fila única pela borda da pista;

- Jamais atravesse pela frente ou atrás de um ônibus ou outro veículo, pois o condutor que estiver vindo poderá não visualizá-lo;

- Nunca atravesse driblando os carros em movimento;

- Olhe para os dois lados da rua antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única;

- Não atravesse a rua correndo nem faça brincadeiras durante a travessia;

- Nunca espere abaixo do meio-fio o momento para fazer a travessia;

- Não brincar nas ruas, procurar ambientes fechado para as práticas esportivas.