segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Bancários avaliam propostas nesta segunda (06)

Os bancários do Maranhão se reunirão em assembleia nesta segunda-feira (6), para definir se permanecem ou não em greve. A categoria suspendeu os serviços desde o dia 30 de setembro, em todo o país. A assembleia será realizada às 18h30, na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão, no Centro de São Luís.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs elevar o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição.

Em relação aos dias parados, a entidade dos bancos propôs compensação de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro, para quem trabalha 6 horas, e uma hora no período entre 15 de outubro e 7 de novembro, para quem trabalha 8 horas.

De acordo com o sindicato, todas as agências de bancos públicos estão fechadas em São Luís, Imperatriz, Codó, Caxias, Estreito, Açailândia, Santa Inês, Caxias, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Santa Rita, Humberto de Campos, Pinheiro, Balsas, Timon, Presidente Dutra, dentre outras cidades, totalizando 126 unidades.

Os bancários fecharam pelo menos 6.572 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal desde o dia 30, primeiro dia da greve nacional da categoria por tempo indeterminado.