segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Guardas municipais são treinados para atuarem como salva-vidas no balneário Veneza

Embora a função de salva-vidas seja de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Caxias, por meio da Guarda Municipal, está capacitando guardas municipais para atuarem, principalmente no Balneário Veneza.
 
O objetivo é reforçar e atender às demandas para que os guardas municipais trabalhem no resgate às vítimas de afogamento. Pois na alta temporada, devido ao aumento do fluxo de turistas no Complexo Turismo de Veneza. quando o movimento de pessoas é dobrado nos finais de semana.

Foram treinados 8 guardas municipais para se tornarem salva-vidas. O treinamento intensivo foi divido em duas etapas. O primeiro foi realizado na AABB, onde os guardas tiveram o primeiro contato de adaptação a água, que foi realizado na piscina do clube. A segunda fase do treinamento aconteceu na sexta-feira (03), onde eles finalizaram o treinamento na piscina do Balneário Veneza e puderam vivenciar e se adaptarem ao ambiente que irão trabalhar.

 
O treinamento foi realizado pelos soldados do Corpo de Bombeiros, sob o comando do tenente Aderbal Malheiro e do sargento Valdir Pacheco, ambos com experiência na área de resgate em águas. Os salva-vidas irão atuar nos sábados, domingos e feriados, onde a concentração de pessoas aumenta.

Os guardas irão contar com equipamentos como boias e nadadeiras, que os auxiliam na função, além de uma torre de observação, de onde acompanharão os principais pontos de movimentação.

De acordo com o tenente Aderbal Malheiro, durante a alta temporada, os salva-vidas irão trabalhar em sistema de rodízio, sempre em duplas, no horário de 8h às 19h30, na alta temporada e na baixa temporada, de 8h às 17h. “Os principais acidentes com afogamentos são ocasionados pela falta de conhecimento do banhista, à embriaguez e à falta de preparo físico. Então com o policiamento ostensivo vamos amenizar e tentar coibir que acidentes ocorram nessa área”, explicou o tenente.

as informações são da ASCOM