quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Período eleitoral esvaziou sessões na Câmara Municipal
                                                                                                 [foto arquivo]
O plenário vereador Edson Vidigal, na Câmara Municipal, foi criado para sediar debates de projetos e leis que melhorem a vida dos cidadãos da Princesa do Sertão. Batizado com o nome do edil mais jovem a ocupar assento no parlamento caxiense, o espaço, no entanto, não tem sido palco de muita labuta neste segundo semestre. Após a volta das férias, em agosto, os 19 vereadores se reuniram ali poucas vezes. Um ex-vereador da Casa na década de 70 disse que a morosidade conferiu ao período o título de mais improdutivo da atual legislatura.  Obrigados por lei a dar expediente apenas às segundas e quartas-feiras os parlamentares só conseguiram quórum para abrir, não é exagero dizer, oito sessões. Mesmo quando os encontros acontecem, não são sinônimo de atividade intensa e não acontecem os embates acalorados. 

Já é tradição nos períodos eleitorais ocorrer uma debandada do plenário nesta época do ano devido ao envolvimento dos políticos em campanhas. Mas, o fato que chama à atenção é que apenas dois vereadores estão envolvidos diretamente no pleito 2014. Fábio Gentil disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa e Catulé está empenhado na campanha do filho que também tenta se eleger deputado estadual. Os outros dezessete edis gastam sola de sapato e sandália nas ruas em caminhadas, organizam encontros e reuniões para eleger os candidatos que eles (vereadores) apoiam. 

Como efeito direto dessa atividade paralela, pouca gente comparece ao plenário ou até mesmo ninguém dá as caras, com as mangas arregaçadas para pôr a mão na massa. Para o alivio das pessoas que apreciam as sessões legislativas no Parlamento municipal, como as pesquisas indicam que não teremos segundo turno para governador no Maranhão, a campanha política termina nessa semana, e a partir da próxima segunda-feira tudo voltará a normalidade na Casa do Povo. 

Eleição? Só entre eles (vereadores) no mês de dezembro ou antes, para a escolha da nova mesa diretora da Casa ou à atual comandada pela vereadora Ana Lucia Ximenes, continua por mais um biênio 2015/2016.