sábado, 11 de outubro de 2014

Prefeitura de Caxias no Outubro Rosa 

A Prefeitura de Caxias adotou nesta semana a iluminação rosa na fachada do Centro de Cultura. A iniciativa demonstra o apoio do poder público municipal ao Outubro Rosa, movimento de conscientização e combate ao câncer de mama. Além de trocar a iluminação tradicional pelo tom rosado, a Prefeitura, através da Secretaria da Mulher, irá realizar a partir da próxima terça-feira (14) uma série de ações de prevenção à doença.
Na quarta-feira (08), a Secretaria Municipal de Politicas para as Mulheres divulgou a programação com as atividades que têm o intuito de alertar sobre os riscos e também sobre a necessidade de diagnóstico precoce do problema, que é o segundo tipo de câncer mais recorrente no mundo. Até o final deste mês, serviços como exames ginecológicos e de toque de mamas, além da realização de testes de HIV, glicemia, aplicação de vacinas e aferição de pressão serão realizados nos Postos de Saúde nos bairros e na zona rural do município. 
A secretária municipal da Mulher, Liana Lobato, destacou que as ações refletem a preocupação do prefeito Léo Coutinho com a saúde da mulher caxiense. “Temos o objetivo de disseminar as informações quanto à prevenção do câncer de mama. A ideia é permitir a realização do diagnóstico precoce e, assim, aumentar as chances de sucesso do tratamento. O Outubro Rosa nos convida a intensificar as ações para promover o bem estar das mulheres”, declarou.
Na próxima terça-feira (14), as 17h, haverá a abertura oficial do Outubro Rosa no Centro de Cultura. Na ocasião será realizada uma apresentação cultural e haverá ainda um desfile. Antes, ao meio-dia, a secretaria da Mulher Liana Lobato concederá entrevista na TV para falar sobre a campanha do Outubro Rosa. Durante os onze dias da programação será realizado o Dia D de combate ao câncer de mama, com atendimento médico, atividades educativas e esportivas, distribuição de material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis, palestras com temas que aborda a saúde da mulher e o planejamento familiar. 
~
O Outubro Rosa é internacionalmente conhecido, simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ideia surgiu em 1997 nos Estados Unidos e a ação de iluminar prédios públicos e outros monumentos é uma das práticas adotadas com o objetivo de expandir o movimento. Ações voltadas para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce são realizadas por todo o mundo.