sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Suspeita de ebola faz Secretaria de Saúde do Piaui pedir urgência na compra de kits 

A Secretaria de Saúde do Piauí pediu em caráter emergencial a aquisição dos kits de proteção individual, não esperando assim o resultado do processo licitatório. A informação é da diretora estadual de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Telma Evangelista, que afirmou ainda que o fato aconteceu diante da suspeita de ebola no Brasil. 

De acordo com Telma Evangelista, há cerca de um mês o Estado recebeu parte dos kits, que também já foram distribuídos, mas não foram suficientes. “Nós já recebemos, mas foi em uma quantidade muito inferior. Já era necessária a reposição, e agora o Estado já fez o pedido em caráter emergencial”, explicou.

É previsto ainda a aquisição de pelo menos nove mil equipamentos a mais para o Estado, que correspondem a roupas especiais, mascaras, óculos, botas e luvas, e deverão ser distribuídos entres os profissionais da área da saúde. 

Suspeita do Ebola
O africano Souleymane Bah, que está com suspeita de ebola, chegou por volta das 6h30 desta sexta-feira (10) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O paciente de 47 anos, que é de Guiné, na África Ocidental, chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é referência em doenças infecciosas. O homem estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no bairro Brasília, em Cascavel, no oeste do Paraná.

O paciente está recebendo os atendimentos básicos, como a medição de temperatura e pressão, e está sob isolamento. Os médicos do instituto devem colher uma amostra de sangue ainda na manhã desta sexta para realizar testes que devem comprovar se o africano possui ou não a doença. O resultado do exame fica pronto em até 24 horas.

fonte G1