segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Hidrômetros são instalados em 266 residências do bairro Caldeirões 

Dando continuidade aos investimentos do Programa de Melhorias do Abastecimento de Água de Caxias, a Prefeitura de Caxias, através do SAAE, está intensificando a implantação de hidrômetros por toda a cidade. Residências  do bairro Caldeirões estão recebendo a instalação de hidrômetros. 

A ação visa democratizar o abastecimento de água e coibir o desperdício que em Caxias chega a consumir cerca de 50% de toda água produzida na cidade. São diversas as causas deste desperdício, passando por uma rede de distribuição frágil e que já é utilizada por mais de 30 anos, como também pela falta de hidrômetros instalados nas residências.

Dos 15 mil hidrômetros, através do Programa de Melhorias no Abastecimento de Água da cidade, já foram implantados 8.300. Serão instalados 3 mil no residencial Vila Paraíso e os 3,7 mil restantes estão sendo implantados por toda a cidade, como é o caso do bairro Caldeirões.

Segundo a dona de casa Maria Helena Monteiro das Neves, houve melhora no abastecimento após a instalação dos hidrômetros na parte mais baixa de seu bairro. "As pessoas na parte baixo lavavam até o asfalto, ficavam a noite toda jogando água fora e nós aqui na parte alta só olhando e sem água. Agora, após o hidrômetro, eles fecharam as torneiras e a água chegou aqui", afirma ela.

No bairro Caldeirões existem 642 ligações domiciliares, 376 delas tem hidrômetros e as 266 restantes estão recebendo o medidor de água.  Caxias tem hoje mais de 43 mil ligações de água, sendo que apenas 28 mil têm o hidrômetro instalado. Com os novos hidrômetros vamos chegar bem perto de 100% de hidrometração. É menos desperdício e fornecimento mais democrático da água.

Para o diretor geral da autarquia SAAE Caxias e Presidente da Regional Nordeste 2 da ASSEMAE, o engenheiro Carlos Alberto Martins de Sousa, a manutenção de todo sistema de abastecimento de água passa por uma boa gestão onde a macro e micro medição são preponderantes. "Além de manter a operacionalidade do sistema com a implantação de hidrômetros levamos água a mais pessoas e bem mais longe. Vemos metrópoles com sérios problemas de abastecimento, devemos aprender a lição e não repetir os erros cometidos", destaca.

O hidrômetro, longe de ser vilão, no mundo inteiro, é o mocinho do abastecimento d'água pois educa o consumo, detecta vazamentos, ou seja, o desperdício, e faz com que moradias localizadas nos locais mais altos recebam a água que seria desperdiçada nas moradias sem hidrômetro e em área com relevo mais baixo. A instalação de hidrômetro em todas as residências é exigência da Lei Federal 11.445 Artigo 23 e da Lei Municipal 1.820 de 2009.

as informações são da ASCOM