quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 
Cena comum no estacionamento de supermercado em Caxias
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, lembrado neste 03 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1998 com o objetivo de chamar a atenção e promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Por todo o mundo, pessoas com deficiência enfrentam barreiras físicas, sociais, econômicas e atitudinais que as excluem da participação plena e efetiva como membros iguais da sociedade.
Paulo Carneiro - pres da ADEFIC
 
Em Caxias temos a  ADEFIC - Associação dos Deficientes Físicos de Caxias, fundada em 24 de agosto de 2006, e tem como presidente o senhor Paulo Carneiro [foto]. 
  
Segundo informações do presidente Paulo Carneiro,  a Instituição é de cunho social, de utilidade publica e sem fins lucrativos. Carneiro acrescentou ainda que a entidade tem como principal objetivo promover ajuda mutua entre seus sócios, integração e reintegração destes mesmos na vida social, bem como a defesa dos direitos da classe. 

A acessibilidade em Caxias é um dos temas que a ADEFIC luta e que infelizmente não só aqui mas em quase todo o Brasil a LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000, não é cumprida. Quando não cumprida, é desrespeitada por pessoa mal-educada. (foto acima)