quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O sistema e suas debilidades 

por Antonione Santos

Como todo trabalho social existem pontos cruciais no sentido contrario ao que se refere a boa prestação de serviços, temos nos esforçado no sentido humanitário e assistencial a aqueles menos favorecidos, conscientizando, assocializando e evangelizando irmãos de rua em situação de abandono.

Confesso que manter contato com pessoas que vivem a margem da sociedade tem nos direcionado além das nossas expectativas. Caxias hoje está povoada de dezenas de irmãos em situação extrema e sobre-humana perambulando pelas  ruas, mercados e logradouros públicos, alguns abandonados com familiares habitando no município, outros considerados indigentes interestaduais ou seja, os andarilhos.

O contato semanal é feito com o intuito humanitário e espiritual, tarefa gratificante que nos deixa bem próximo das suas debilidades. É preciso que a população e o Poder Publico municipal estejam conscientes de que: uma grande parte deles são portadores do bacilo da tuberculose dentre outras patologias.

Fazemos o acolhimento, mas não temos a ferramenta. É uma questão emergencial que se torna necessário que o governo municipal tome providencias nesse sentido, haja visto que o bacilo é contagioso e se propaga no ar com facilidade.

A dependência química seja por álcool ou por entorpecente causa abstinência, dificultando assim o tratamento do mesmo. Sugiro um local apropriado com assistência medica e acompanhamento por se tratar de uma doença infectocontagiosa secular com riscos de contaminação a terceiros. 

É preciso amar mais as pessoas!!!