quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Passagem de Comando no Batalhão da Policia Militar de Caxias 


Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 29, a passagem de comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do major Jurandir Braga ao tenente-coronel Ruy Fernandes. 

A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Marco Antonio Alves, do major Tinoco, além de outras autoridades da região que está sob a jurisdição do BPM, como os prefeitos de: Caxias, Léo Coutinho, de Aldeias Altas, Benedito Tinoco, de São João do Soter, Luiza Rocha e de Afonso Cunha, José Leane. Participaram também vereadores dos municípios citados, secretários  municipais, delegados da Policia Civil e empresários caxienses.  


O major Jurandir Braga assumiu o comando do 2º BPM no mês de outubro de 2012, e após dois anos e quatro meses, entregou o comando ao tenente Ruy Fernandes. O agora ex-comandante, que fez historia a frente do 2BPM, deu prioridade as questões mais desafiadoras de Caxias, e com o uso da Inteligência Policial unida aos demais órgãos de segurança local, identificou os pontos mais críticos na região do Batalhão e atuou decisivamente para as mudanças nos índices de criminalidade no municipio. 

Major Jurandir Braga se despedindo do comando do 2BPM
Valorizou imensamente seus policiais, e sendo imensamente valorizado também por eles, conseguiu diminuir praticamente todos os níveis de criminalidade em Caxias e manteve alguns em índices aceitáveis. No inicio da cerimônia da troca de comando do 2BPM, o policial evangélico, pastor Claudemir, para homenagear Major Jurandir leu um versículo da Bíblia, encontrado no livro de II Timóteo, capitulo 1, Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé... 
O novo comandante Ruy saudando os novos comandados

O novo comandante do 2BPM, Ruy Fernandes, iniciou seu pronunciamento recordando o período de quando chegou em Caxias pela primeira vez no ano de 1992, se emocionou quando citou o nome do filho Alan, morto em um trágico acidente em 2005, falou da filha Amanda, que nasceu na Princesa do Sertão. Depois da emoção, relatou as medidas que irá tomar a frente do 2BPM, a principio deverá dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo major Jurandir.  
O comandante geral coronel Marco Antonio falou no evento.

O comandante-geral da PM, coronel Marco Antonio Alves, por sua vez destacou a alegria em ver a tropa motivada e ressaltou a importância das unidades do interior para a corporação, porque ele entende que a Polícia Militar é um todo. Lamentou o baixo numero do efetivo policial do 2BPM. Só para se ter uma ideia, o numero de policiais do Batalhão de Caxias, 350 no total, corresponde a mesma quantidade de praças que trabalham administrativamente nas repartições publicas da capital São Luis. 

Após a solenidade de transmissão de cargo, foi inaugurada a foto do major Jurandir na galeria dos comandantes que já passaram pelo comando do 2BPM.