quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Chuva muda rotina de moradores


Alívio para a agricultura e pecuária. Uma chuva em média de 80 milímetros banhou municípios da região dos Cocais, na noite de quarta-feira e nas primeiras horas da manhã  desta quinta-feira. No campo, os produtores rurais esperam salvar parte do plantio de culturas tradicionais como o de milho e feijão. Em Caxias, a chuva obrigou os moradores a saírem de guarda-chuva para as compras e também para o trabalho. 

A dona-de-casa, Alice Pereira, esperou até as 9 horas para ir à tradicional feira-livre que acontece todas as quintas-feiras na Avenida Santos Dumont, próximo ao Conjunto do Ipem. "O jeito foi vir de guarda-chuva", disse. Dezenas de moradores repetiram o gesto para ir à padaria ou aos comércios a fim de comprar leite, pão e outros gêneros alimentícios.

Nos bairros e no Centro da cidade, pedestre e ciclistas tiveram que se proteger da chuva fina, usando o velho guarda-chuva que estava praticamente encostado. Por toda a manhã de hoje o dia permaneceu nublado e com uma chuva fina que mudou a rotina dos moradores e amenizou o forte calor dos últimos dias.

Os agricultores comemoraram a mudança de tempo. Na Casa do Lavrador O Paulão, o agricultor Zé Ocilio disse aliviado ao Blog. "É um alívio e uma esperança que se renova". A estiagem verificada em janeiro, mês que choveu apenas 20% do esperado para o período, provocou perda parcial da lavoura de milho e feijão em média de até 50%, dependendo de cada localidade.