sexta-feira, 8 de maio de 2015

Comissão da Assembleia Legislativa vai debater situação de aeroportos no interior do Estado, Caxias está incluída no debate


A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa presidida pelo deputado Adriano Sarney em reunião hoje (6/5) deliberou para a próxima semana um encontro técnico para discutir a realidade dos aeroportos no interior do Estado que se encontram abandonados e sucateados.

De acordo com o presidente Adriano Sarney, a comissão deve ainda este mês fazer uma visita ao aeroporto de Timon para ver in loco essa situação. A medida foi aprovada pelos deputados Júnior Verde e Rafael Leitoa, membros da comissão.

A ideia de debater os aeroportos surgiu por iniciativa dos deputados pelo fato do Maranhão perder programas federais que incentivam a mobilidade no transporte aeroviário, a exemplo do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), cujo credenciamento está condicionado à realização de um estudo para implantação de um Plano Aeroviário do Estado.

A Secretaria Nacional da Aviação Civil, órgão do Governo Federal, anunciou esse ano que investirá R$ 2 bilhões na construção ou reforma de 80 aeroportos regionais em oito estados, sendo 11 no Maranhão (Bacabal, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Balsas, São João dos Patos e Governador Nunes Freire) a serem contemplados no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional.

“Trata-­se de um importante programa que vai integrar o país e o Maranhão, além de movimentar a economia dessas localidades”, disse o deputado Adriano.

Mais Empresas

O Deputado Adriano também lamentou a impossibilidade de discussão da medida provisória nº 200 que Institui o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado do Maranhão – MAIS EMPRESAS.

“É lamentável que um tema tão importante que deveria ser discutido pela Comissão de Assuntos Econômicos e pela sociedade civil organizada será votado sem uma discussão ampla, inclusive por revogar o Programa de Incentivo às Atividades Industriais e Tecnológicas no Estado do Maranhão (PROMARANHÃO)”, enfatizou Adriano.