terça-feira, 23 de junho de 2015

Parentes aguardam retorno de maranhenses resgatados em SP  


Parentes de trabalhadores maranhenses resgatados em Ribeirão Preto (SP) agora buscam recursos para o retorno deles ao Maranhão. Um grupo de quase 100 pessoas de São Mateus do Maranhão, viajou durante dois dias em condições precárias até a cidade no interior paulista com a promessa de emprego certo oferecido por duas empresas. Quando chegou lá, o grupo se deparou com uma ilusão: tratava-se de um golpe com falsa promessa de emprego.

Parente de dois trabalhadores, Izabel Braga (foto abaixo) disse que já enviou dinheiro para os primos Lourenço Natividade Braga, de 25 anos, e Evandeilson dos Santos Braga, 22, para que eles retornem ao Maranhão.

"Eles já têm o costume de viajar e para trabalhar fora, mas, dessa vez, foram surpreendidos", disse.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Mateus do Maranhão Valentin de Sousa afirma que é prática comum que grupos de trabalhadores maranhenses viagem para outros Estados em busca de oportunidades de emprego.


Os trabalhadores foram encaminhados para a Central de Triagem e Encaminhamento ao Migrante/Itinerante e Morador de Rua (Cetrem) de Ribeirão Preto, onde ninguém está autorizado a falar sobre o assunto.

Ninguém do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Comitê Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, foi encontrado para falar sobre o assunto.