segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Prefeita de Bom Jardim pode se apresentar hoje na Policia Federal

Lidiane Leite pode se apresentar ainda hoje na PF
Lidiane Leite pode se apresentar ainda hoje na PF (Foto: Divulgação)
A prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP), continua foragida e sendo procurada pela Polícia Federal. No fim de semana, houve uma série de boatos em redes sociais que apontavam a prisão da gestora. Nesta segunda-feira, 24, a expectativa é de que a prefeita se apresente na sede da PF.Desde o fim de semana, os advogados da prefeita estão analisando a possibilidade de a gestora se apresentar na PF. A polícia não confirma essa negociação.

Lidiane Leite teve a prisão temporária decretada pela Justiça, mas não foi encontrada pelos agentes que fizeram buscam em Bom Jardim e também em São Luís, na quinta-feira, 20, dia em que ocorreu a Operação Éden.

Estão presos o ex-secretário de Agricultura do município, Antônio Cesarino, e o ex-secretário de Assuntos Políticos, Beto Rocha. Eles deixaram a Superintendência da Polícia Federal em São Luís para fazer corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) ainda na quinta-feira, 20, e seguiram para a Penitenciária de Pedrinhas.

Investigação - Lidiane Leite é investigada desde o início do ano pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP), pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) por suspeita de desvios de verbas da merenda escolar, da reforma de escolas, do Fundeb e do Pnae.

A PF estima que os desvio de verba pública na Prefeitura de Bom Jardim pode chegar a R$ 15 milhões. Segundo o superintendente da PF, Alexandre Saraiva, as investigações tiveram início após denúncias da oposição e também de agricultores que foram cadastrados para fornecer alimentos para as escolas municipais.

Segundo a PF, a Prefeitura pagava o fornecimento de alimentos - mesmo sem esses terem sido fornecidos - mas membros da gestão da prefeita Lidiane Leite é que sacavam na "boca do caixa" os valores supostamente depositados para os agricultores.

A Polícia Federal disse que somente neste esquema foram desviados cerca de R$ 1 milhão dos cofres da Prefeitura de Bom Jardim.