quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa visita local onde seria construido o Hospital Regional de Rosário 

Agencia Assembleia

A pedido do vereador Pedrosa Filho (PSB), conhecido como ‘Necó’, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, representada pelos deputados estaduais Stênio Rezende (PRTB) – presidente – e Dr. Levi Pontes (SD) - que também é membro titular da CPI da Saúde da Casa - se reuniram na tarde desta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Rosário, para discutir a possível reativação da obra de construção do Hospital Padrão de 50 leitos, orçado no valor de 18.281.164,49, que está em situação de abandono.

De acordo com o vereador, 25% do valor, cerca de 4 milhões, já teriam sido liberados desde 2014 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para dar início a construção  do hospital, porém, apenas a terraplanagem do local teria sido feita.

Na reunião, Pedrosa esclareceu a situação aos deputados e disse que Rosário aguarda uma resposta imediata do governo do estado para que o recurso tenha um destino. Caso a ordem para a continuidade do hospital regional não seja dada, o investimento deve ser direcionado à Unidade Mista de Saúde do município, como por exemplo, a reativação do centro cirúrgico.

Em seguida, o deputado Levi Pontes anunciou que o governador Flávio Dino (PC do B), juntamente com o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, garantiram a conclusão do hospital. Levi explicou que o processo apesar de garantido, será finalizado a longo prazo por questões burocráticas.

“Foi uma alegria poder trazer a mensagem do governador de que o hospital de 50 leitos está dentro do seu programa de governo. A entrega do hospital levará um tempo, porque o executivo vem revisando e corrigindo as distorções contratuais iniciadas na gestão passada, que não deixam de respingar de forma negativa atual. Mas que, enquanto isso não se constrói, vamos tentar ajudar a Unidade Mista, que é muito carente e precisa de ajuda para melhorar a qualidade”, contou o parlamentar.

A prefeita do municipio, Irlahi Linhares, e a secretária municipal de saúde, Mauricéa Rodrigues Lopes, que também acompanharam a visita, reforçaram a ideia de que a curto prazo o governo, pelo menos, traga melhorias para o hospital municipal.

“Nós ficamos muito satisfeitos com o compromisso da Assembleia. Não conseguimos de imediato a vinda do hospital regional como solicitamos, mas agora temos a garantia de que ele está nos planos do governo e que o hospital municipal agora terá uma assistência. Já é um grande passo”, agradeceu a prefeita.

Visita

Após a reunião a comitiva de deputados e vereadores visitou in loco a Unidade Mista De Saúde. Lá, foi constatado que apesar da ampla estrutura física, o hospital ainda é muito precário em equipamentos, além disso, está com muitas alas desativadas, a exemplo do centro cirúrgico, completamente abandonado cheio de materiais enferrujados.

Os deputados foram ainda conhecer o local onde seria construído o hospital regional e encontraram apenas um enorme terreno que foi feito a etapa de terraplanagem e que abriga máquinas retroescavadeiras deterioradas.

Stênio Rezende avaliou a visita e reforçou a garantia de que o hospital será finalizado. “O que nós vimos foi que não tem se quer, um tijolo colocado pra construir as paredes, porém, o governo do estado já determinou que a sua equipe providenciasse encaminhamento à  justiça, haja vista que  houve desvio de recurso da saúde. É somente através da justiça que se pode cancelar a licitação da construtora que não deu conta de construir o hospital para que possa fazer uma nova e torcer para que uma construtora competente e honesta possa ganhar e fazer esse hospital tão desejado e sonhado”, enfatizou.