terça-feira, 10 de novembro de 2015

CNH Jovem: governo entrega habilitações a jovens maranhenses 


“Agradecemos ao Governo do Maranhão por lembrar dos jovens e desenvolver iniciativas que nos contemplam”, disse Willian Robson, de 19 anos, morador de Imperatriz, durante a entrega das carteiras de habilitação para os três primeiros selecionados do programa CNH Jovem, na manhã desta segunda-feira (9), em São Luís.

O CNH Jovem, realizado por meio Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), ofereceu neste primeiro ano do programa duas mil CNHs gratuitas, metade para alunos com melhores notas obtidas no Enem de 2014 e as demais distribuídas via sorteio pela Loteria Federal. Mais de 22 mil estudantes de 213 cidades maranhenses se inscreveram na 1ª edição do programa.

O governador Flávio Dino ressaltou que aquele momento simbolizava o conjunto de preocupações do Governo com a juventude, com o acesso ao direito e com a segurança no trânsito. “Queremos um Estado em que todos aqueles que tenham as capacidades necessárias e interesses, não deixem de usufruir de uma oportunidade por falta de dinheiro. A entrega deste Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) reforça o empenho da nossa gestão em assegurar direitos para todos”, disse Dino.

Ainda de acordo com o governador, estes são os primeiros beneficiados dos milhares que ainda virão, por meio desse programa que terá continuidade. “Além do CNH Jovem, que será ampliado, vamos executar o CNH Rural, destinado aos trabalhadores do campo. Vamos melhorar a segurança no trânsito”, frisou.

O diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes, falou sobre o êxito do projeto. Com economias de despesas administrativas, o Detran investiu R$ 3 milhões na execução do CNH Jovem. “A próxima etapa, iniciada no 1° semestre de 2016, deverá ter três mil vagas. Esta será mais uma forma de aumentar as chances de emprego e oferecer melhores condições de vida às famílias do nosso Estado”, disse Nunes.

Os estudantes Walisson Melo e Natalia Bezerra, moradores de Imperatriz e também contemplados pelo programa, falaram sobre as perspectivas de futuro. Segundo eles, a carteira de motorista garante um novo posicionamento no mercado de trabalho, uma vez que o Registro Nacional de Carteira de Habilitação é pré-requisito em diversas seleções de emprego.

A secretária Extraordinária da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, finalizou dizendo que investir na juventude, é investir no futuro. “As políticas públicas voltadas aos jovens estão em todas as áreas do governo Flávio Dino. Assim, reforçamos nosso Estado e garantimos melhores condições para crianças, adolescentes, jovens e jovens adultos”.