quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Humberto Coutinho, um líder de verdade 

do Blog do Jorge Aragão

Liderar é uma das artes que remonta a antiguidade. De lado bom como Gandhi aos maus como Stalin ou Hitler ou outros como Napoleão e Fidel, pra encurtar historia. Nesta arte algo que não escolhe lado: talento e compromisso.
 
Fujo do conceituar sobre liderança pra ser mais fácil e pragmático em nosso objetivo: demonstrar a habilidade de um deputado que hoje consegue ser unanimidade na Casa Legislativa. Refiro-me, sem rodeios, ao presidente da Assembleia, Humberto Coutinho.

Aliado de primeira hora de Flavio Dino, onde lhe deu os primeiros votos pra ser deputado Federal, Humberto, também, foi um dos vanguardistas a fazer a escolha do atual governador quando ainda a incerteza fazia com que muitos titubeassem, pra só depois embarcarem na campanha. Um grande animador de esperança.

Prefeito de Caxias à época Humberto abriu mão das benesses do Governo Estadual pagando caro a fatura de sua decisão. Sem recursos estaduais enfrentou ainda uma mídia forte sobre sua gestão, no estado e, sobretudo local, claro, Caxias. Sua decisão inabalável e inarredável irrigou a esperança de muitos políticos indecisos que aos poucos se sentiam mais firme em enfrentar os leões do Palácio, ate então imbatíveis.

Com a vitória, passou a ser reconhecido pelo grupo que hoje lidera o estado. O seu quinhão, pelo muito que fez: o Poder do Rangedor, mais que precisava conquistar.

Iniciava, assim, uma saga que em um futuro bem próximo vinha a revelar algo que parecia encubado, a nível, estadual, Humberto Coutinho revelou-se um grande e admirado líder por todos deputados.

Dialogo aberto, afável e verdadeiro. Adjetivos que enobrece qualquer politico, mas não lhe tira a serenidade nem arrefece ou embota sua visão de fazer gestos e atitudes de um estadista, não só vendo o presente, mas credenciar-se a um futuro melhor.

Tratou pessoalmente com os deputados, chegando a uma conscientização dos legisladores, tornando a Casa, como deve ser: realmente dos deputados e dai consequentemente do povo.

Escuto, de muitos e não são poucos que Coutinho honra tudo que diz, chegando a perguntar a alguns colegas de parlamento, ‘faltou algo do que acordamos?’. Pergunta com humildade e sinceridade com que tem tratados seus pares.

O Maranhão tem um vácuo enorme, de políticos lideres provocado por razões múltiplas. Fiquem certo que hoje, ou em pouco tempo poderemos assistir emergir da Assembleia um senador ou quem sabe um governador, cujo mandato, com certeza será de honrar compromissos, ter acessibilidade e sem fronteiras, pois esse é o modo de ser e agir deste grande líder, Humberto Coutinho.