quarta-feira, 1 de junho de 2016

Moradores da Vila da Conquista reivindicam instalação de um poço artesiano  


Os moradores da Vila da Conquista, área de invasão situada as margens da Avenida Central no bairro Pai Geraldo, lotaram a galeria da Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira (30) Eles tinham esperança de ouvir algo que de fato os deixassem aninados sobre a instalação de um ´sistema de abastecimento de água para a comunidade. A instalação está sob discussão por se tratar de uma área de invasão. Os cerca de 20 moradores permaneceram na galeria até o final da sessão, mas não saíram de lá muitos animados não. 

A vereadora Taniery Cantalice disse que antes mesmo de entrar na politica sempre vem lutando por melhorias pra aquela comunidade. Cantalice acrescentou que por fazer oposição ao governo municipal seus requerimentos, inclusive a solicitação de um poço que ela deu entrada no ano passado, foi vetado pela administração.  A edil disse que tem um terreno documentado ali e explicou também que o processo que tramita na Justiça de retomada de posse da terra invadida já foi arquivado pelo juiz responsável, pois atualmente cerca de 800 famílias habitam no local e nenhum morador tem pra onde ir, caso venha a ser expulso daquela área de invasão. 

"O juiz passou pelo local e viu que o problema é social, por isso arquivou i processo. E irei fazer sim parte desta Comissão de Vereadores convocada pelo vereador Barata para reivindicar uma solução para este problema dos moradores da Vila Conquista da Vitória que é o nome do bairro, e não Vitória da Conquista ou Cidade Nova como foi mencionado aqui. Esta é uma função nossa, representar a população e reivindicar por seus direitos”, afirmou Taniery. 

A visita dos moradores daquela área de invasão à Câmara Municipal, foi motivada também por outra visita, desta vez do vereador Neto do Sindicato, como é período eleitoral o edil visitou a comunidade no feriado de Corpus Crihsti e prometeu lutar pela instalação de um sistema de abastecimento na Vila da Conquista. 

Porém, o problema da instalação do sistema de abastecimento de água naquele local é muito maior do que parece ser, como explicaram os próprios vereadores.

Bueiro 

A vereadora Irmã Nelzir tem um serviço de grande valia prestado para a comunidade da Vila da Conquista. Recentemente a parlamentar evangélica, atendendo a um pedido da líder comunitária dona Loura, mandou construir com recursos próprios um bueiro em uma rua transversal da Vila, próximo ao comercio do "Chorão". Ela explicou que quando chovia não tinha como a água ser escoada.