sábado, 10 de junho de 2017

Caxias poderá ter 4 candidatos a deputado estadual 


Na eleição de 2018, Caxias, até o conhecimento do Blog, poderá ter nada menos que quatro candidatos que militam politicamente no município e com ele são identificados, lutando para chegar à Assembleia Legislativa.

Um deles, já está lá há vários anos, ou melhor, retornou após governar Caxias por 8 anos, trata-se do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), Os outros três políticos com densidade eleitoral que já manifestaram claras intenções de tentar vaga na AL são o ex-vereador e atual secretario de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o ex-deputado estadual Zé Gentil (PDT) e o secretário de governo da Prefeitura de Caxias, Catulé Junior. 

Como faz parte do grupo politico do deputado Humberto Coutinho, o secretario Adelmo Soares capitalizará votos em outros municípios, onde através do excelente desempenho que vem desenvolvendo a frente da SAF, conta com o apoio de vários prefeitos, vereadores e lideranças politicas. Mas, isso não quer dizer que Soares não vá obter uma expressiva votação em Caxias. 

O ex-deputado Zé Gentil vem correndo por fora, Carismático, sofre muito com a falta de mandato. Mas, com a eleição do filho para prefeito de Caxias, se animou e vem anunciando para os amigos mais próximos, como o caçambeiro Zé Mista, que é candidato sim a deputado estadual e espera contar com a ajuda dos inúmeros amigos que fez ao longo de mais de 45 anos na vida publica, e, é claro com o apoio do prefeito Fábio Gentil. 

Dos 4 candidatos, o secretario de governo, Catulezinho, é o único que nunca ocupou nenhum cargo eletivo. Em 2018  quer avaliar novamente seu prestigio político, pois em 2014 não obteve êxito.

Uma disputa com quatro candidatos com respectivas forças pode gerar dois quadros diferentes.

O primeiro é benéfico para Caxias: com tantos candidatos "da terra", o eleitor caxiense poderá tender a optar por um dos quatro e vitaminar a candidatura de cada um, lhes dando chances de, no abrir das urnas e matemática do coeficiente eleitoral, permitir com que cada um sonhe com a vaga na Assembleia. Caxias tem mais 110 mil eleitores, número que possibilita a eleição de no mínimo dois deputados estaduais, como aconteceu em 1994. Em contrapartida, candidatos "forasteiros" terão mais dificuldades em 2018 de obter votos em Caxias.

Contudo, o quadro parece favorável á eleição de no mínimo dois deputados estaduais. Registrando que há 20 anos atrás Caxias teve três deputados estaduais, Humberto Coutinho, Zé Gentil e Getúlio Silva.