segunda-feira, 26 de junho de 2017

Comissão do Movimento UEMALESTE entrega documento ao governador Flávio Dino

Flávio Dino recebendo o documento dos membros da Comissão UEMALESTE 
No ultimo sábado (24), membros da Comissão UEMALESTE encontraram com o governador Flávio Dino no município de São João do Sóter. 

O Movimento UEMALESTE é encabeçado por professores, alunos e servidores do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Cesc Uema). O movimento visa envolver todos os segmentos da sociedade caxiense e região circunvizinha.

O principal objetivo do Movimento é a criação de uma Universidade Regional com sede no município de Caxias. A autonomia financeira, pedagógica e administrativa do CESC/UEMA é um sonho antigo dos professores, servidores e também de alunos (já egressos e atuais) do CESC, pois na atual estrutura, o Centro de Estudos Superiores de Caxias depende inteiramente da Reitoria da UEMA sediada em São Luis. 

Os investimentos que são destinados à região Leste do Maranhão não condizem com a importância que a região tem para o estado. Dessa forma, os Campus da UEMA na região não oferecem os cursos e vagas necessárias para atender a população minimamente.  

O CESC-UEMA foi criado em 1968 e em 1981 foi incorporado à estrutura da atual UEMA. Os cursos que existiam há 36 anos são praticamente os mesmos, foram criados apenas Enfermagem, Medicina e Ciências Sociais.

Depois que o governador Flávio Dino criou a UEMASUL, com sede em Imperatriz, a comunidade do CESC UEMA reacendeu a discussão sobre a autonomia e se formou então a Comissão Movimento UEMALESTE.

O objetivo, da comissão ter ido ao encontro do governador Flávio Dino, foi  entregar um documento ao chefe do Estado solicitando apoio e empenho na criação da tão sonhada UEMALESTE.