terça-feira, 11 de julho de 2017

Escritora caxiense Elany Morais fala do lançamento do primeiro livro 

do Portal Agora Maranhão 

Amante das letras e da literatura. Elany Morais, caxiense, professora, escritora. Descreve-se como uma mulher tímida, reclusa, porém com uma força na escrita, por meio da qual expressa seus mais profundos sentimentos. E foi com essa força que ela lançou há pouco tempo o livro Muitas de Mim. Obra que trata da condição humana: as dores, o prazer, a tristeza, o amor, a violência, o desamor.  Questões inerentes ao ser humano. É com esse enredo que o livro tenta traçar o perfil ou perfis da relação do homem\mulher com essas vicissitudes.

Nesta pequena entrevista, Elany Morais nos conta um pouco da sua obra e projetos literários que deseja lançar em breve, reforçando ainda mais a certeza de que Caxias é uma fonte de importantes escritores. Ai estão para comprovar Gonçalves Dias, Coelho Neto, Vespasiano Ramos, Teófilo Dias, César Marques, Raimundo Teixeira Mendes, Wybson Carvalho, entre outros.
Agora: Por que o título do livro é Muitas de Mim?
Elany: muitas pessoas já me perguntaram por que o título do meu livro é Muitas de Mim, há quem pense que é uma obra autobiográfica. Na verdade, a alma do autor nunca se exime em sua obra. Mas, Muitas de Mim é uma referência a todos os eus existentes em qualquer ser humano. Afirmo que o livro trata da condição humana. Que condição humana?  As dores, o prazer, a tristeza, o amor, a violência, o desamor, etc. são questões inerentes ao ser humano. E a obra tenta traçar perfil ou perfis da relação do homem\mulher com essa vicissitude.
Agora: E esse tema, por que você o escolheu para escrever?
Elany: é perceptível que a maioria das pessoas estão mais voltadas para o externo do que para o interno. Sendo que é necessário saber lidar primeiro consigo mesmo, para lidar com o mundo.
Agora: Como é composto o livro?
Elany: Muitas de Mim é um livro composto por 110 páginas, com temas variados (amor, dor, tristeza, solidão, etc.), sem estrutura fixa.
Agora: E como o leitor se identificará nele?
Elany: Como a obra trata de questões universais, dos efeitos emocionais em nosso corpo e mente, certamente, o leitor se encontrará nele.
Agora: Quais seus projetos futuros?
Elany: tenho um projeto de publicação de um livro de poemas, para o próximo ano. E no atual momento, estou a escrever um romance de cunho psicológico, que trata de relações conjugais, ciúmes patológicos, além disso, características de romance policial.