terça-feira, 19 de setembro de 2017

Neto do Sindicato faz graves denuncias contra o secretario Ney Jefferson 


O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Ney Jefferson, foi alvo de denuncias na sessão desta segunda-feira (18) na Câmara de Vereadores de Caxias. As denuncias foram feitas da Tribuna da Casa pelo vereador Neto do Sindicato (PC do B). 

Neto relatou que há mais ou menos um mês, estava vindo do povoado Chapada, quando um produtor rural lhe pediu que entrasse até a sua roça, lhe desse uma carona e levasse seus produtos para a Secretaria de Agricultura, para o programa PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. “E quando cheguei lá, vários produtores me chamaram para conversar e veio a reclamação que eles estavam sem receber o dinheiro, pois o secretário não tinha preparado o pagamento para os mesmos. O secretário estava selecionando produtores para receber o produto, sendo que os cadastrados têm direito de colocar os seus produtos, independentemente de cor, cara ou posição social”, destacou.
O parlamentar denunciou também que “desde o início do governo, com as máquinas que a Secretaria de Agricultura detinha, o secretário de Agricultura passou a fazer o papel do secretário de Infraestrutura, fazendo estrada. E colocava nas redes sociais de que era ele que estava fazendo a estrada, que não era o prefeito, e que ignora e sempre ignorou a presença de vereadores quando vão lá pedir benefícios em favor do povo”.
Ainda segundo o vereador, as comunidades da Trabalhosa e da Santa Rita, necessitando de uma estrada que liga Trabalhosa ao Lavra, foram ao secretário pedir ajuda para que ele intercedesse junto ao prefeito para fazer a estrada, para melhorar o acesso, e o gestor da pasta disse que “só poderia ajudar caso a comunidade fizesse vaquinha para comprar pneus para os tratores”.
Ao fim do discurso, o edil rebateu boato de redes sociais de que ele teria interesse em comandar a Secretaria de Agricultura. “Com respeito aos secretários, eu jamais seria, não quero. Até acho que a secretaria tem que ser pra ele mesmo, que é uma coisa de favor, é para quem não tem voto, para quem não se elege, para quem foi candidato várias vezes e não tira voto, e a cada eleição que passa faz é diminuir os votos. Mas já que não tem voto, que é pelo menos secretário, que fizesse o trabalho bem feito”.
Apartes
O vereador Mário Assunção (PPS) apoiou o posicionamento de Neto do Sindicato. “São denúncias graves, que precisam ser apuradas, inclusive pela Comissão de Agricultura desta Casa. Eu tenho certeza que o prefeito Fábio não estava sabendo disso, e ele não deve compactuar de maneira nenhuma com nenhum tipo de ações dessa desenvoltura”.
Ximenes (PR) também manifestou apoio a Neto do Sindicato e ratificou a importância de levar o assunto para averiguação na Comissão de Agricultura da Casa. “Acho que nenhum secretário ou servidor público tem a condição e a competência para arrecadar fundos que não sejam pelas vias legais. E com certeza o prefeito não deve ter tomado conhecimento desse tipo de coisa, porque ele não permitiria jamais”.
Na ocasião, Darlan (PHS) informou que continuam os reclames no Mercado Central. O vereador disse que levou ao secretário Ney Jefferson demanda do povoado São Manoel, que precisa de um trator,  foi agendado para o dia 13 de setembro e até o presente momento não foi atendido.
O presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB), apresentou as providências que podem ser tomadas com relação ao secretário. “A primeira, abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito; a segunda, fazer uma convocação dentro da forma da lei; a terceira, porque é muito grave um secretário do Município de Agricultura arrecadar fundos de quem não tem, seria uma comissão dos vereadores para que fossemos até o prefeito. Lembro muito bem lá atrás, e tenho como testemunha o vereador Ximenes, tivemos um problema parecido com um secretário, fizemos uma comissão desta forma; o resultado, alguns se lembram no que deu, ele foi demitido. Essa Casa é mais forte, porque aqui é o desejo do povo e o povo não pode ser contrariado”.
ASCOM/Câmara de Caxias