quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Sistema SAF entrega 51 toneladas de sementes para plantação no tempo certo na região dos Lençóis Munim  

Entrega de sementes 
O maior compromisso do Governo do Maranhão é com as pessoas que mais precisam. Com isso em mente, o Sistema SAF (SAF, AGERP e ITERMA) foi na manhã de ontem (03) até o município de Rosário, onde na sede do STTR da cidade, entregou sementes para a plantação no tempo certo, isso é, antes das chuvas, na região dos Lençóis Munim. A ação faz parte do Programa Mais Sementes, que entregou mais 1.500 toneladas de grãos por todo o Maranhão em 2017.

Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário, Santa Rita e Santo Amaro do Maranhão são os municípios beneficiados com a entrega de 46 toneladas de grãos de milho e 5 toneladas de grãos de arroz. 

As sementes no tempo certo beneficiam o agricultor e agricultora familiar já que eles podem ter segurança em suas plantações. "Para mim é uma coisa maravilhosa, antes era muito difícil conseguirmos as sementes; e quando elas vinham, muitas vezes chegavam na época errada. Agora melhorou demais. Recebemos antes das chuvas e podemos planejar nossa colheita", disse o agricultor familiar de Rosário, Antônio dos Santos, de 70 anos.


Para o secretário adjunto da SAF, Chico Sales, o programa Mais Sementes, desenvolvido pelo Governo do Estado, contribui com para fortalecer o setor produtivo do Estado. “O agricultor familiar tem a possibilidade de produzir mais e ter um ganho em qualidade de vida. Com a distribuição de sementes selecionadas e a assistência técnica, a perspectiva é que a agricultura familiar no Maranhão continue crescendo”, disse.

Estiveram presentes na ação, o secretário adjunto de Comercialização e Organização Produtiva da SAF, Chico Sales; a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da AGERP, Vera Costa; o superintendente de Reordenamento Agrário da SAF, Pedro Belo; o gestor regional da AGERP, José Waldemar Diniz; o gestor do agropolo do Munim, Raimundo Souza; a coordenadora do agropolo do Munim, Amanda Muniz; os presidentes dos STTRs de Rosário, Raimundo Nonato; e de  Santa  Rita, Damião Cruz; os secretários municipais: Valter Costa, de Rosário; Domingos Lisboa, de Santo Amaro; Arimatéia Carvalho, de Bacabeira e Domingos Fernando, de Morros; o vice-prefeito de Presidente Juscelino,  José Maria; entre outras pessoas.