terça-feira, 17 de março de 2020

Vereador Darlan critica orçamento e diz que cidadãos e poderes devem se unir pela segurança em Caxias 


Darlan Almeida (PHS), único vereador inscrito no grande expediente da sessão dessa segunda-feira (16), utilizou a tribuna também para evidenciar o clima de insegurança que cresce a cada nova ação da marginalidade em todo o Município de Caxias. "Nossa segurança pública está muito carente, e não é só por causa dos dois últimos assassinatos que ceifaram a vida de dois comerciantes da cidade, um dos quais, José Domingos Cunha, popular Zezinho, meu cliente e amigo pessoal, que reagiu a um assalto em seu estabelecimento no bairro Castelo Branco, mas por causa de dezenas ações criminosas ao longo dos anos em Caxias, que não têm hora para acontecer e podem ocorrer a qualquer momento e já vitimaram muitas pessoas", disse ao iniciar suas palavras.
Para Darlan, a deficiência no sistema de segurança pública não é algo que nasceu da noite para o dia. Segundo ele, há mais de 15 anos vem lutando pela segurança pública, e já compartilhou a situação em várias audiências públicas com diversos comandantes que passaram por Caxias. Na sua avaliação, por força de lei, embora seja da competência do Governo do Estado, todos os poderes constituídos, os cidadãos e cidadãs, devem colaborar para reduzir os efeitos nefastos que pairam sobre segurança pública de Caxias. Ele elogiou o prefeito Fábio Gentil (Republicanos) por haver cedido duas novas viaturas da Guarda Municipal para o trabalho da PMMA, assim como tem garantido um fornecimento de combustível para a corporação.
O vereador do PHS enfatizou também que o problema deve ser uma questão preponderante na plataforma dos candidatos a prefeito nas próximas eleições de outubro. Ele criticou a postura de alguns candidatos que utilizam o que classificou de política suja nas redes sociais para se aproveitarem da situação de miséria em que, muitas vezes, se acham as famílias enlutadas, e enfatizou que é comum o candidato chegar ao cargo de prefeito, esquecer as promessas que fez ao longo de sua campanha, e depois transferir a sua responsabilidade para outra esfera de poder. 
"Nós acabamos de assistir aqui comentários de muitos vereadores abordando a segurança pública, falando de viaturas, de motocicletas, de policiais nas ruas, de aparato que os policiais de Caxias não têm. Mas o efetivo da cidade de Caxias abrange hoje Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Duque Bacelar e Afonso Cunha, enquanto Timon, que está também perto de nós, tem muito mais recursos, embora atue apenas em Parnarama", ressaltou em seguida.
Depois fez a seguinte indagação: "Será que o governador do Estado tem por nossa cidade o mesmo carinho dispensado à cidade de Timon, quando é exatamente dessa cidade que está vindo a grande maioria de delinquentes que agem em Caxias? Dez viaturas estão rodando atualmente na cidade de Timon, e os bandidos, pressionados, estão vindo agora para Caxias, uma cidade grande, que tem muitos comércios, muitas universidades".
Admitindo ter medo de hoje ser um comerciante na cidade, porque esse segmento empresarial, exatamente por mexer com dinheiro todos os dias, é o que mais tem sofrido com a ação de bandidos, Darlan criticou a determinação do Governo do Estado de cortar em 30% os recursos da segurança de pública de Caxias. "Estamos sem viaturas, sem efetivos, sem combustível, depois de três anos, e nada de retornar esse orçamento perdido. Pode trocar o excelente delegado Jair, pode trocar o comandante Márcio Silva e fazer retornar o tenente-coronel Jurandir, que dez anos atrás atuou na cidade, que não adianta nada. Antes, é preciso ter aqui mais aparato, mais estrutura", explicou.
Apoio da Guarda Municipal
Darlan Almeida recebeu aparte do líder da bancada de sustentação ao governo municipal, vereador Sargento Moisés (PSD), que elogiou suas palavras na reunião. Moisés ressaltou os investimentos que a prefeitura fez recentemente no povoado Brejinho, os quais já estão contribuindo para os fortalecimentos das ações policiais nos povoados próximos àquela importante localidade do 2º Distrito da zona rural. O vereador, que é egresso dos quadros da PMMA e está reformado, lamentou que uma cidade do porte de Caxias esteja passando por tais dificuldades. "A bandidagem faz a festa, por saber que nossa segurança pública não tem viaturas em número suficiente para atender às solicitações dos muitos bairros da cidade", acrescentou.
Como fator necessário a uma efetiva melhoria da segurança em Caxias, Sargento Moisés acha que uma das soluções é armar a Guarda Municipal que, treinada, pode ajudar a combater a criminalidade que corre solta pela cidade. "Muitas vezes, nossos guardas municipais se deparam com situações em que não agem porque estão desarmados. Mas, para agir, eles têm que estar aparelhados", ressaltou ao anunciar que nos próximos dias deve chegar para a apreciação dos vereadores um projeto de lei do Executivo que versa sobre o código de ética da Guarda Municipal, instrumento que permitirá ao órgão contribuir com a segurança nos casos de sua competência.
Ascom/CMC