segunda-feira, 3 de junho de 2013

EMPRESÁRIO HELIO QUEIROZ COMPLETA HOJE 75 ANOS DE IDADE.

O empresário e ex-prefeito de Caxias Helio de Souza Queiroz completa hoje 76 anos de idade. Deve comemorar a data ao lado esposa Rita Queiroz, dos filhos: João Antonio, Socorro Simone, Carlos Mauricio, Helio Q. Junior e Silvia Regina, dos netos e amigos mais próximos.

Uma vida dedicada ao empreendedorismo construído com muito trabalho ao longo de todos esses anos. A vida deste maranhense nascido em 3 de junho de 1938 é marcada pela enorme força de vontade que sempre teve de vencer na vida. Grande parte de sua vida foi dedicada a Caxias, onde começaram os negócios empresariais, destaques para a Cavepel e Cerâmica Queiroz, fundando o Grupo Empresarial   Hélio Queiroz.

Em todos esses anos centenas de pais de famílias, direto ou indiretamente dependeram dos serviços oferecidos pelo Grupo Queiroz, talvez ainda hoje o grupo que mais mais gera emprego em Caxias. Neste consórcio existe varias empresas de diversos ramos: postos de gasolina, revenda de gás, construtora, revendedora de veículos e cerâmica.

Em 1982 entrou na politica, foi convidado e aceitou compor como vice-prefeito a chapa encabeçada por José Castro que disputou e venceu as eleições municipais para prefeito daquele ano.

Em decorrência do falecimento do titular José Castro, fato ocorrido no dia 25 de março de 1985, assumiu o comando da  Prefeitura e realizou uma administração que ficou marcada na história politica do município. 

Como prefeito construiu calçamentos nas ruas em diversos bairros da cidade, construiu escolas e estradas vicinais. Reformou os prédios: da antiga Fabrica transformando-o no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney e do Mercado Central, atual sede da Prefeitura Municipal, dentre tantas outras obras que não é possível  elencarmos nesta homenagem. 

Continuou na politica, voltou a disputar a Prefeitura na eleição municipal de 1992 e perdeu para o ascendente na politica caxiense da época, o então deputado federal  Paulo Marinho. Novamente em 1996 voltaria a pleitear o cargo de prefeito, em uma disputadíssima eleição foi derrotado por Eziquio Barros. Com a cassação de Eziquio por abuso de poder econômico cometido na campanha eleitoral,  em junho de 1999 assumiu o comando do Executivo.

Pouco tempo restava para realizar uma administração semelhante ao primeiro mandato. Após 11 meses  a frente do Executivo sofreu um duro golpe arquitetado pelos vereadores que  o defenestraram do cargo de prefeito.

Cinco messes depois do golpe a Justiça o reconduziu novamente ao cargo, assumiu quando faltava apenas dois meses para encerrar sua ultima participação como chefe do executivo caxiense.

Comemore Sr. Helio de Sousa Queiroz seus bem vividos 76 anos. 

Você contribuiu muito para o desenvolvimento e o engrandecimento de Caxias. Parabéns!