terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saiba como pagar contas durante o período de greve dos bancários

Banco
Sem os caixas eletrônicos, restam poucas opções para quem precisa pagar suas contas em dia, evitando a cobrança de multas e juros. Dependendo do valor, alguns boletos podem ser pagos em casas lotéricas. Em outros casos, é melhor procurar informações sobre as formas de pagamento.

Quem tem boleto a vencer que não seja da Caixa Econômica Federal, pode quitá-lo em uma casa lotérica, desde que o valor seja de até R$ 700. Já os boletos da Caixa podem ser pagos nas lotéricas com valores de até R$ 2 mil. Nesses estabelecimentos também podem ser pagas contas de água, luz e telefone.
“É importante que o consumidor entre em contato com sua agência para saber se ela, de fato, aderiu à greve. Caso haja a adesão, o consumidor liga para o banco e descobre qual a agência mais próxima que esteja atendendo. Isso é uma forma dele garantir que entrou em contato com a instituição para tentar resolver as formas de pagamento, anotando o número de protocolo, data, horário da realização da ligação. São formas de garantia, posteriormente, caso ele não consiga efetuar o pagamento. Sem sucesso no pagamento, ele deve entrar em contato com a empresa e solicitar outra forma de quitação do débito e, se a empresa não disponibilizar nenhum outro meio, ele deve registrar isso por meio de protocolo. Nesse momento, a empresa não pode penalizar o consumidor em eventual atraso, seja por multa ou juros”, orientou Jéssica Segadilha, assessora jurídica do Procon.
A greve chega ao 5º dia, com a paralisação de mais de 80% das agências na região metropolitana de São Luís, de acordo com o sindicato. Na semana passada, os banqueiros ofereceram reajuste salarial de 6,1%. A categoria, em todo o Brasil, rejeitou a proposta. Os bancários reivindicam 22% de reajuste salarial, respeito à jornada de trabalho de seis horas, participação nos lucros de 25% e reposição das perdas salariais.
Em caso de dúvidas, o Procon mantém um telefone para tirar as dúvidas do consumidor. Basta ligar para o número 151. (Com informações do G1MA)