terça-feira, 15 de outubro de 2013

Campanha do Outubro Rosa em Caxias.

Prédios públicos e Monumento (ruínas da Balaiada) estão Cor de Rosa. 
A campanha Outubro Rosa está tomando conta das ruas de todo o pais para alertar as mulheres da importância da prevenção do câncer de mama.

Adotado no Brasil em 2002, o Outubro Rosa estimula a detecção precoce do câncer de mama e contribuir com as ações para a conscientização do diagnostico desta que é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. 

Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no Pais. A cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença, 3 morrem, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Somente em 2011, houve 13.225 vitimas da doença. A orientação para as mulheres com idade acima dos 40 anos é que o exame clinico seja feito uma vez por ano. 

Em Caxias, a campanha Outubro Rosa foi introduzida pela vereadora e atual presidente da Câmara, Ana Lucia Ximenes, quando ocupava o comando da Secretaria Municipal da Mulher na gestão do ex-prefeito, Humberto Coutinho. A parlamentar é uma das grandes entusiastas do movimento de prevenção do câncer de mama nas mulheres caxienses.

Na sessão legislativa de segunda-feira (14), a vereadora defendeu  o Outubro Rosa, e enfatizou a alegria que sentiu pela sua substituta na Secretaria da Mulher, Liana Coutinho, ter dado continuidade a campanha no município. 

Apesar das criticas dos parlamentares de oposição, que de forma alguma são contrários a campanha Outubro Rosa, e sim pelo fato da padronização de alguns prédios públicos com luzes cor de rosa, a parlamentar saiu em defesa do movimento pela prevenção e defendeu a caracterização feita pela empresa responsável pela iluminação publica no município.

- Caxias está linda com essas luzes cor de rosa. O Brasil todo se engajou nesta campanha de muita importância, não somente para nós mulheres e sim também para os homens que podem contrair essa doença que tem um alto índice de mortalidade em nosso meio. Por esta razão defendo e sempre defenderei a campanha do Outubro Rosa no município. - concluiu Ana Lucia.